Multa de R$ 5 mil seria por propaganda irregular
O juiz eleitoral da 23° Zona Eleitoral, Lírio Hoffman Júnior, condenou o prefeito eleito de Orleans, Marco Antonio Bertoncini Cascaes (PSD), e seu vice-prefeito, José Carlos Librelato (PSD) ao pagamento de multa de R$ 5 mil sob a alegação de que Librelato teria participado de uma corrida de kart em setembro deste ano, trajando capacete e macacão com seu nome e número de legenda impressos e que durante o evento foram afixados cavaletes de propaganda eleitoral e automóveis plotados com propaganda eleitoral em frente a bens públicos.
O julgamento da ação de investigação criminal ocorreu há uma semana. A ação foi ajuizada pela coligação Orleans Mais Feliz (PP, PMDB, PSDB e PT). Da decisão, cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.
Conforme informou o Engeplus em seu site, a coligação autora da ação argumentou ainda que o vice-prefeito eleito faz uso de projetos beneficentes de suas empresas para fazer promoção pessoal, desequilibrando assim o pleito eleitoral. Além disso, lhe atribuiu ilicitude por conta da manutenção de um blog pessoal e de notícias veiculadas em seu Twitter.
Após analisar cada uma das denúncias, o juiz eleitoral concluiu que a única que merecia ser punida foi a referente à participação de Librelato na corrida de kart. No entanto, seguindo o parecer do Ministério Público, não anteviu gravidade suficiente à cassação do registro.