Infraestrutura e turismo integrado estão no foco da associação para desenvolver os 18 municípios, de acordo com Agnaldo Filippi
Há oito meses comandando a Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), o prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi (PP), faz uma espécie de balanço das ações desenvolvidas nesse período e as projeções para obras estruturantes. Em entrevista ao Sul In Foco, o prefeito ressaltou o trabalho feito para a confecção de projetos com vista aos recursos encaminhados pelo Governo do Estado para obras.
“Triplicamos a capacidade de produzir projetos de pavimentação e as obras já iniciaram em muitos locais”, destacou o prefeito. Segundo ele, uma série de ações como a duplicação do trecho que liga Tubarão a Braço do Norte; a SC 436 que vai do Santuário de Santa Albertina Berkembrock até o centro de Imaruí; o desassoreamento da Barra do Camacho, em Jaguaruna; a Ponte da Amizade entre Tubarão e Capivari de Baixo; a implantação da usina de asfalto; a contenção na encosta da serra e a pavimentação da Serra do Corvo Branco, estão entre as ações em andamento. “Estamos focando bastante na infraestrutura que é o que mais a nossa região estava precisando”, disse ele.
O prefeito Agnaldo citou ainda a ampliação da estrutura do Aeroporto Regional Humberto Bortoluzzi e as reuniões estratégicas itinerantes que estão levando os prefeitos a conhecerem os espaços, interagir e aproveitar as estruturas para o desenvolvimento. “Já fizemos na Unesc, no Porto de Imbituba e em uma empresa de Capivari de Baixo. Isso nos dá uma visão mais ampliada do que temos à disposição para auxiliar no desenvolvimento”, enfatizou o prefeito.
Turismo integrado
Falando sobre o turismo, uma outra bandeira da associação, o presidente disse que deve ser feito de forma integrada com todas as regiões do Sul do Estado. “O turismo integrado fomenta o desenvolvimento, todos trabalham e crescem juntos e acabam alavancando outras áreas”, afirmou Fiippi. Ele falou sobre o estabelecimento dos produtos como as rotas da Imigração Italiana, Águas Termais, Imigração Alemã e as belezas de Laguna, uma das cidades mais antigas do Brasil.
Espaço ampliado da sede da Amurel
O presidente também citou a negociação para a compra da casa localizada ao lado da Amurel em Tubarão, que deve triplicar o espaço da associação e vai receber cerca de R$ 4 milhões de investimentos. Além disso, ele falou sobre a participação no consórcio do Saer/Sarasul junto com a Amrec e no fortalecimento político com os eleitos pela Amurel, para que se unam pela região. “Assim temos uma linha, um horizonte para percorrer com o apoio de todos”, concluiu o prefeito, que deve deixar a presidência em janeiro de 2023, quando um outro partido assume a associação, já que a presidência é revezada entre os prefeitos dos principais partidos que compõem os 18 municípios.
Por Redação Sul In Foco