Poder Executivo

Prefeito de Lauro Müller reduz o próprio salário, do vice e comissionados em 20%

Prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella

Foto: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

O prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, com o objetivo de cumprir o que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal, determinou na última semana uma série de medidas que reduz salários visando à redução de despesas com pessoal. O decreto assinado, no último dia 30 de junho, determina a redução de 20% nos vencimentos do prefeito municipal, vice-prefeito, secretários municipais, coordenadores, chefes de departamentos e cargos comissionados.

O prefeito reduziu também o pagamento de gratificação especial em 50% e suspendeu a contratação de horas extras até que a situação se normalize, ou em casos específicos de extrema necessidade.

Conforme a secretária de Administração, Finanças e Planejamento, Ana Rúbia Prestes Cesconetto, a arrecadação da cidade teve queda nos primeiros meses deste ano. “Os gastos com pessoal ultrapassaram o limite prudencial estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal, que prevê que 60% da Receita Corrente Líquida (RCL) seja distribuída em 6% para o Poder Legislativo e 54% para o Poder Executivo. A média é feita com base nos últimos doze meses, e no caso do Poder Executivo, o índice está acima do estabelecido”, justifica a secretária.

Um dos principais agravantes é que a situação atual impede a emissão da Certidão Negativa de Débitos – CND junto ao Tribunal de Contas do Estado – TCE, fazendo com o município não esteja apto a receber recursos das esferas estadual e federal . “É uma medida extrema , mas que infelizmente precisamos tomar para garantir que o município não seja prejudicado com o alto índice da folha. O controle financeiro e o equilíbrio fiscal são fundamentais para um governo democrático e de responsabilidade”, registrou Fontanella, lamentando também o grande compromisso que o município possui com o pagamento de precatórios, valor que se aproxima dos R$ 16 milhões.

A expectativa do líder do Executivo Municipal é de que com as medidas tomadas a situação se normalize em três meses. “Agradecemos a compreensão dos integrantes de nossa equipe de governo e dos servidores que foram afetados, que estão cientes de que a situação nos levou a esta tomada de decisão para que o município não seja prejudicado e nem nossa gestão seja penalizada”, acrescentou o prefeito Valdir.

Colaboração: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Orleans convoca munícipes para Audiência Pública

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

Há baixo risco de corte de energia e de queda de árvores