Saúde

Prefeito de Imbituba e médico, Rosenvaldo Júnior atende voluntariamente no posto de saúde

A iniciativa foi tomada porque quatro postos de saúde ficaram sem médicos após os profissionais que atuavam nos locais deixarem os cargos.

Foto: Rodrigo Speck

A rotina do chefe do Poder Executivo Municipal de Imbituba precisou ser alterada nesta quarta-feira (23). Ao invés de despachar no gabinete ou visitar obras, o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior, que é cardiologista em atividade no município, passou a tarde atendendo, voluntariamente, os pacientes da Unidade Básica de Saúde – UBS do bairro Campo da Aviação.

“Nós tivemos, nos últimos meses, a saída de quatro profissionais. E nesse mês de janeiro alguns médicos estão de férias. Com isso, estamos com algumas unidades com defasagem no atendimento. A Secretária de Saúde pediu o nosso apoio, por isso, viemos atender a população e fazer a nossa parte”, disse o prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior.

A iniciativa foi tomada porque quatro postos de saúde (Vila Santo Antônio, Roça Grande e Araçatuba) estão sem médicos há alguns meses. Os profissionais que trabalhavam nos locais deixaram os cargos. Segundo a secretária de Saúde, Graciela Wiemes Ribeiro, como há uma lista de aprovados em concurso público em vigência, o Município precisa seguir o que determina o edital, antes da nomeação do novo profissional.

“Além do Campo da Aviação, estamos com déficit nos bairros Vila Santo Antônio, Roça Grande e Araçatuba. Como estamos cumprindo a legalidade do edital, primeiro nós precisamos fazer o chamamento do próximo classificado no concurso público seletivo. Em seguida, nós devemos aguardar o profissional por 30 dias. Esse é o tempo que ele tem para nos informar se quer ou não a vaga. Depois desse período, o médico tem, ainda, mais 30 dias para entregar a documentação e começar, efetivamente, o trabalho. O problema é que alguns profissionais desistiram da vaga. Por isso, a demora na contratação”, detalhou.

O prefeito de Imbituba atendeu 10 pacientes neste primeiro dia. Os outros três bairros da cidade que estão sem médicos nos postos de saúde receberão a visita do chefe do Poder Executivo nos próximos dias. A data ainda será definida.

Colaboração: Comunicação do Prefeitura de Imbituba

Foto: Rodrigo Speck

Foto: Rodrigo Speck

Notícias Relacionadas

Secretaria da Saúde desmente notícias falsas sobre casos de coronavírus no Norte de SC

Informações da doença na cidade de São Ludgero também são falsas. Nenhum caso foi confirmado em Santa Catarina.

Abastecimento chega ao limite em Imbituba

Postos de combustíveis e supermercados devem liquidar seus estoques até a próxima terça-feira (29).

Secretaria da Saúde adota medidas de Vigilância Epidemiológica em atenção especial à morte por Covid-19

A primeira morte por Covid-19 em Santa Catarina foi confirmada na noite desta quarta-feira (25)

Obra da CME avança no Hospital Santa Catarina, em Criciúma