Em nota, o tucano destacou algumas ações de sua gestão. Não mencionando claramente o motivo da desistência, relata encerrar a carreira política satisfeito e orgulhoso.
O prefeito de Imbituba, Jaison Cardoso (PSDB), anunciou, na noite dessa quarta-feira (1º), que não irá mais concorrer à reeleição em outubro.
Essa decisão, contrária ao entendimento das lideranças ligadas aos partidos que compõem a base do governo, altera o cenário político na cidade portuária. Segundo a nota emitida pela assessoria do prefeito, a participação de Jaison com o apoio de outras siglas, consideradas importantes, dariam grandes chances de vitória.
Mas o fato é que o tucano teve seu nome veiculado no escândalo de corrupção da operação Lava-Jato, da Polícia Federal. Com o codinome “Surfista”, a planilha encontrada na casa de um dos executivos da Odebrecht, mencionava um suposto pagamento no valor de R$ 300 mil. Na época, Jaison mencionou que desconhecia o repasse, alegando não ter recebido nenhum recurso da empreiteira.
Esse fato pode não ser o principal motivo da desistência, mas, certamente, serviria de conteúdo para os opositores durante a campanha eleitoral. Conforme informações que circulam nos bastidores, uma suposta pesquisa aponta grande rejeição popular do atual prefeito.
Mesmo fora do pleito, o prefeito pretende encerrar a carreira política se sentindo orgulhoso de ter sido o presidente da Câmara que construiu a sede própria e o alcaide que concluiu o centro administrativo. “Abro mão do comando, mas jamais deixarei de lutar pelo nosso grupo e pelas nossas ideias, sempre em favor do crescimento de Imbituba.”
Leia um Trecho da Nota:
"Afinal, enquanto grande maioria dos municípios do Brasil agonizam nas suas finanças e nos índices sócio econômicos, Imbituba sob seu comando, se mostrou forte e preparada, remando contra a crise e sendo um dos raros casos de crescimento na área de emprego e renda. A única crítica que este mesmo grupo sempre fez, foi a sua pouca presença nos eventos e a falta de ação na busca de uma maior popularidade.
Quem já privou de sua intimidade, no entanto, garante que o prefeito é dono de uma simplicidade muito grande e que por vezes sua timidez acaba sendo confundida com arrogância. É dono de uma personalidade muito forte e repetiu diversas vezes que não comprometeria a gestão eficiente da prefeitura em nome de uma popularidade, que por vezes se confunde com "populismo", o que ele assevera com veemência, ser o motivo do retrocesso de muitas cidades.
O que é certo é que Jaison optou por encerrar a carreira política, retornar à seu ritmo normal de vida, ao lado da família e dos amigos. Perguntado sobre os seus feitos, costuma dizer que o tempo será dono da razão. Mostra-se orgulhoso de ter sido o presidente da câmara que construiu a sede própria, o prefeito que concluiu o centro administrativo e que deixará para história obras marcantes e a tanto tempo desejadas, como o calçadão e a ciclovia do acesso sul e uma marca de gestor eficiente".
Com informações do site Notícias in Foco