A ameaça de fechamento é tratada também pelo Sindicato dos Trabalhadores
O fantasma do desemprego no setor ceramista, mobiliza forças sindicais e políticas em Criciúma. O prefeito Clésio Salvaro, gravou um vídeo anunciando a mobilização para tentar evitar o fechamento da unidade Eldorado do Grupo Dexco. A empresa não confirma a informação. As informações são do colunista do ND+ João Paulo Messer.
No vídeo o prefeito de Criciúma fala em perda de 400 a 500 empregos. Já o presidente do Sindicato dos trabalhadores no Setor Ceramista, Itací de Sá acredita que este número seja menor, em torno de 250 empregos diretos.
A informação é de “chão de fábrica” sem qualquer movimento prático até o momento. A especulação fala em fechamento da linha de produção com manutenção, temporária, apenas do setor de retífica que atende o estoque existente.
Já na sua fala o prefeito Clésio Salvaro falou em mobilização política que envolva o governador do Estado e todos os órgãos estaduais possíveis como a SC Gás, que é fornecedora da empresa.
O setor ceramista teve seus melhores momentos, nesta última década, nos anos de 2020, 2021 e até metade de 2022. De lá para cá as vendas tem caído vertiginosamente em todas as indústrias do Sul. A mesma empresa Dexco, atual proprietária da unidade da antiga Cerâmica Eldorado teve procedimento parecido com a Ceusa, que tinha duas unidades em Urussanga. A mais antiga foi fechada absorvendo a produção da unidade mais nova.
Com informações ND+