O prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, recebeu, nesta semana, os representantes da empresa SIRSEL Tecnologia de Incineração de resíduos sólidos para conhecer um projeto autossustentável. Também participaram da reunião, a vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato, e o superintendente da Fundac, Josias Sorato.
Durante o encontro ocorrido no gabinete, os técnicos apresentaram o projeto piloto que produz energia a partir da queima do lixo. O sistema é único no país. Em Itajaí, um modelo semelhante foi implantado e queima 150 toneladas de lixo por dia. A energia gerada pode ser utilizada de várias formas. Inclusive, na iluminação pública.
“A prática deste projeto é inovadora, consistente e do futuro. Se a nossa região conseguir implantar este sistema, estaremos dando exemplo e contribuindo diretamente com o meio ambiente diminuindo o volume de lixo dos
aterros e gerando energia limpa, capaz de suprir a necessidade dos municípios. Diante a explanação, nós solicitamos um projeto completo para a realidade da nossa região e uma proposta de viabilidade para que possamos apresentar aos prefeitos”, observa.
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Comunicação Prefeitura de Cocal do Sul