Economia

Prédio economizará 6 mil litros de água

O recurso será proveniente das gotas dos aparelhos de ar-condicionado.

Foto: Letícia Matos / Jornal Notisul

Foto: Letícia Matos / Jornal Notisul

A cada dia mais pessoas têm a consciência do quanto se pode melhorar o sistema ecológico com pequenas ações que refletem consideravelmente em um futuro próximo. A falta de água em grandes centros logo pode ser uma realidade na região. Conforme o Jornal Notisul, a empresa Eraldo Construções, de Tubarão, adota um sistema pioneiro que vai gerar economia aos clientes e contribuir com o meio ambiente: o aproveitamento da água do ar-condicionado.

No Seven Business, empreendimento comercial em fase de construção no centro da Cidade Azul, uma tubulação é feita para aproveitar a água que é produzida dos aparelhos de ar-condicionado. De acordo com o diretor da empresa, Eraldo Tadeu da Rosa, a água será reaproveitada para lavar calçadas, garagens e no ajardinamento. 

Uma máquina de 12 mil Btus ligada durante oito horas produz dois litros e meio de água por dia. Com os 115 aparelhos do empreendimento em funcionamento será uma economia de 6,3 mil litros por mês. “No Seven estamos utilizando um sistema próprio, mas esta é uma ação que todos podem implantar em suas casas e escritórios, utilizando um método de drenagem instalado nos aparelhos”, explica Eraldo.

Outros diferenciais

Além do aproveitamento da água do ar-condicionado, o Seven Business também terá uma cisterna para captação da água da chuva. Os vidros do empreendimento são autolimpantes com película de titânio. “Aproveita a força dos raios UV e da água da chuva para combater de forma eficiente a sujeira e os resíduos que se acumulam no exterior da janela. O produto também trabalha a favor do meio ambiente, pois filtra em 97% os raios ultravioletas e 70% os raios solares. Uma vez que contribui para diminuir a frequência de lavagens, gera economia de tempo e dinheiro”, ressalta Eraldo.
Outros diferenciais são os elevadores que economiza energia conforme o peso que carrega; os vasos sanitários com duplo fluxo, medidor individual de água e gerador próprio de energia.

Compromisso com o meio ambiente  

A Eraldo Construções leva a questão da sustentabilidade a sério. Exemplo é que desde a sua fundação desafia a equipe e os fornecedores a criarem ações que vão desde o incentivo aos colaboradores a usarem cada vez menos seus automóveis, reciclarem os papéis que possam ser descartados do escritório, como ações de grande impacto, como o aproveitamento de água da chuva para os condomínios de todas as obras já construídas – ação esta que foi pioneira em Tubarão. A aquisição de escoras metálicas para as obras utiliza um número bem menor de madeira e sensores de presença nas áreas comuns.