Economia

Preço da barra pode ser 79% mais barato

Ao adquirir o ovo, o consumidor também paga pela embalagem e aspecto visual do produto.

A ordem para comprar presentes e lembrancinhas nesta Páscoa é pesquisar bastante. Uma dica para os consumidores é conferir o peso do chocolate. O valor do quilo de uma barra de chocolate, em alguns casos, pode ser 79% menor que o de um ovo de Páscoa.

Ao adquirir o ovo, o consumidor também paga pela embalagem e aspecto visual do produto. A coordenadora do Procon, Reneuza Borba, explica que até a quantidade de chocolate de cada número, impresso nas embalagens dos ovos, difere de uma marca para o outra. Um exemplo é o ovo da Lacta ao leite. O número 15 tem 196 gramas. Na Nestlé, o Galack número 15 tem 240 gramas. “O importante é olhar os gramas. O ovo pode parecer ter o mesmo tamanho, mas a quantidade muda”, explica.

Pesquisar sempre compensa. Para alguns consumidores, uma dica é montar uma cesta com várias barras de chocolate. Ou, quem for mais prendado, pode fazer o próprio ovo de chocolate.

Reneuza aconselha o consumidor a verificar orçamento doméstico antes de começar a comprar. “Os ovos não devem ser parcelados, e sim comprados à vista”, orienta a coordenadora. Quem parcela corre o risco de pagar por um produto que já foi consumido. Reneuza lembra que, para as crianças, às vezes vale a pena comprar um chocolate pequeno e um brinquedo.

O consumidor deve ficar atento também às condições do produto. O calor e os raios do sol podem alterar o sabor, a qualidade e a validade. Também não comprar chocolates quebrados.

Diário do Sul