Degustação de vinhos e uma “Polenta nella Piazza” – polenta na praça – de 150 kg, foram as principais atrações do evento
Mais de duas mil pessoas prestigiaram o pré-evento da 14ª Festa do Vinho, nesee sábado (2), na Praça Anita Garibaldi, em Urussanga. Música de raiz, desfile de motos e de carros antigos, degustação de vinhos e uma “Polenta nella Piazza” – polenta na praça – de 150 kg, foram as principais atrações do evento, uma espécie de preparação para a festa. A rainha Andria Benincá, as princesas Natália De Villa e Mireli Gusato e as embaixatrizes estiveram presentes e convidaram a população para participar do evento, que este ano terá entrada gratuita. Com o tema, “Da Uva ao Vinho, uma Festa de Sabores”, a 14ª Festa do Vinho ocorrerá de 06 a 10 de junho, no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, em Urussanga.
Segundo o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Antônio Carlos Reis Couto, o pré-evento é como um “esquenta” da Festa do Vinho. “Foi bastante positivo, os urussanguenses participaram efetivamente, inclusive muitas pessoas da região. O desfile de motos e de carros antigos chamou atenção e as apresentações musicais movimentaram a praça. O pré-evento valoriza este momento que antecede a festa”, afirmou. Diversos tipos de vinhos foram disponibilizados para degustação pela Associação ProGoethe. O vinho branco da Uva Goethe, que recebeu o certificado de Indicação Geográfica de Procedência, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), foi o mais procurado. Já a dupla sertaneja Rosinei e Rosemar promoveu um show com a participação de amigos, regado com muita música de raiz.
Os shows que irão atrair o grande público nas cinco noites de Festa do Vinho são Gera Fornasa e Bandalheia (06/06), Dazaranha (07/06), Papas da Língua (08/06), Chimarruts (09/06) e Neto Fagundes (10/06). A expectativa é que o número de visitantes seja de aproximadamente 75 mil pessoas.
“Polenta nella Piazza”
Preparada por integrantes do grupo “Amici Della Pollenta”, o tamanho da polenta cozida na praça foi o diferencial do evento. Com mais de 150 kg, o prato levou aproximadamente quatro horas para ficar pronto e ser servido para as duas mil pessoas presentes. A qualidade da farinha utilizada no preparo, de textura mais fina, garantiu a cremosidade e o sabor da polenta, explicou um dos coordenadores do grupo, Gilson Fontanella. Ele esclareceu que o processo foi feito com todo cuidado. “Utilizamos um caldeirão adequado e o sistema de aquecimento estava dentro das normas de segurança”, salientou. Fontanella destacou ainda que o grupo “Amici Della Polenta” é formado por 25 amigos, que se uniram para resgatar, preservar e difundir a cultura italiana. Quem tiver interesse em degustar a polenta feita pelo grupo, pode levá-la para sua cidade, entrando em contato pelos telefones 9988-0829 ou 9984-8454.
[soliloquy id=”6846″]