Cultura

Pré-carnaval no centro histórico

Um público fiel às escolas de samba de Laguna tem frequentado as noites do pré-carnaval no centro histórico, na rua Raulino Horn.

Até o dia 3 de fevereiro, as cinco entidades carnavalescas se dividem para mostrar seu samba. Nesta quarta-feira (20), tem Xavante e Brinca quem Pode. A folia começa às 22h, com infraestrutura cedida pela prefeitura de Laguna, através da Secretaria de Turismo.

A escola Xavante tráz para a avenida o samba-enredo "Kéramos", que significa cerâmica em grego, com composição de Cristian Soares. Xavante foi fundada em 1946,considerada uma das primeiras entidades carnavalescas Em 2013, conquistou o segundo lugar no desfile oficial.  

Brinca quem Pode vai cantar "Vinho, néctar dos Deuses", a escola de samba do bairro Progresso, popular Roseta, foi criada em 1947, passaram 69 anos com muitas histórias e conquistas. 

A Vila Isabel, com fortes raízes no Morro da Glória, canta "A Diversidade da Energia que move o mundo", de autoria de Bira Azevedo e Renato Demétrio na composição do samba. A escola foi fundada em 1958. 

A Mocidade Independente, nome em alusão a escola carioca, conta a história da cerveja, considerada, segundo o enredo, um presente dos deuses. Iniciou sua história em 1980, tem sua sede no bairro Progresso. 

Os Democratas tem como presidente uma mulher, Cláudia Netto Lopes da Silva. Tradicional escola do Campo de Fora, acumula 21 títulos. No seu enredo para 2016 conta a história da cidade de Gramado. A escola foi criada em 1958.

Dia do desfile 

No dia 5 de fevereiro, as cinco escolas vão desfilar na rua Gustavo Richard, sem competição, mas com garra e criatividade, segundo o presidente da Liga as Entidades Carnavalescas de Laguna, Júlio Cesár da Silva. 

Um pouco de história 

A história do carnaval em Laguna começa nos primeiros anos do século XX, por influência do Rio de Janeiro, capital do Brasil na época. "Município era uma cidade portuária, a comunicação de porto a porta trazia as tradições. Muitos trabalhadores comentavam sobre o carnaval no Rio de Janeiro e, a partir dessa troca de informações, o lagunense iniciou as brincadeiras carnavalescas e a cidade começou a realizar a festa", retrata o historiador Antônio Carlos Marega

No início, surgiram os primeiros blocos carnavalescos, os bailes nos clubes da cidade e os famosos "corsos", onde as pessoas se fantasiavam, decoravam seus veículos e desfilam pelas ruas. 

Com fantasias criativas os blocos de multiplicavam nas décadas de 20, 30 e 40, como Pingos e Respingos, Os Respingados, Bola Preta, Bola Branca, Bola Azul, Tenentes do Diabo, Os Guaranis, Filhos de Neputano, Diabo a Quatro, Pingo de Prata, Pingo de Ouro e outros tantos animavam os clubes da cidade e as ruas. Muitos dos blocos foram raízes das futuras entidades carnavalescas.

As escolas de samba foram fundadas nos anos 40, 50 e 60 por apaixonados pelo carnaval e admiradores da folia carioca. No início, eles desfilaram no centro histórico, nas proximidades da igreja Santo Antônio e também na rua Gustavo Richard, popular rua da Praia. Usavam caminhões e veículos próprios como carros alegóricos. Desde período foram criadas as escolas Amigos da Onça, Mangueira, Acadêmicos do Samba, Protegidos do Samba, Bem Amado, Unidos da Vila Esperança, Rosecler e Portela, hoje apenas nos registros dos antigos carnavalescos. 

Fonte: livro Carnaval Catarinense e suas cidades

Programação

Quinta-feira, 21

22h – E.S. Democratas

23h – E.S. Vila Isabel

Sexta-feira, dia 22

22h – E.S. Brinca Quem Pode

23h – E.S Mocidade

Sábado, dia 23

22h – E.S. Mocidade

23h – E.S. Xavante

00h – E.S. Vila Isabel

Domingo, dia 24 

22h – E.S. Brinca Quem Pode

23h – E.S. Democratas

Terça-feira, dia 26 

22h  – E.S. Vila Isabel

23h –  E.S. Democratas

Quarta-feira, dia 27 

22h – E.S. Brinca Quem Pode 

23h – E.S. Mocidade

Quinta-feira, dia 28 

22h –  E.S. Vila Isabel

23h – E.S. Mocidade

Sexta-feira, dia 29 

22h – E.S. Democratas

23h – E.S. Brinca Quem Pode

Sábado, dia 30 

22h  – E.S. Mocidade

23h – E.S. Xavante

00h – Vila Isabel

Domingo, dia 31

22h – E.S. Brinca Quem Pode

23h –  E.S. Democratas

Terça-feira, dia 2

22h – E.S. Vila Isabel

23h – E.S. Mocidade

Quarta-feira, dia 3

22h –  E.S Brinca Quem Pode

23h –  E.S. Democratas

00h – E.S. Xavante

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Laguna

[soliloquy id=”165939″]