Imbituba recebe, a partir de hoje até o próximo domingo, a 23ª Competição Anual de “SUP foil Surf” (surfe de stand up paddle com foil), que ocorre na Barra de Ibiraquera. O evento apresenta diferentes modalidades aquáticas, nas quais o competidor fica em pé nas pranchas, como windsurf, kitesurf e stand up paddle, e será o estágio final do circuito de SUP Surf 2017 no Brasil.
Porém, uma das modalidades está atraindo a atenção de todos: a divisão de “SUP foil Surfing”, que provavelmente será a primeira competição nacional desta categoria no mundo. O “SUP foil Surfing” é um esporte que cresceu significativamente desde 2016, primeiramente conduzido por um grupo de atletas havaianos, como Kai Lenny, Connor Baxter e Austin Kalama e, mais tarde, conquistando outros “picos” do planeta.
No Brasil, o esporte ganhou popularidade rapidamente em estados como Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro e aqui em Santa Catarina.
Na categoria, é feito o uso do foil, a ferramenta que levanta a prancha para fora da água, dando a impressão, a quem vê, que a prancha estaria “voando”. Apesar do foilboard ter sido inventado há algum tempo, a versão para stand-up paddle apareceu apenas no ano passado.
Organizada pela Confederação Brasileira de Paddle Standup – CBSUP, a competição irá contar com a presença de vários atletas, entre eles, o campeão do mundo em SUP Surf 2012, Leco Sazalar. Todas as informações sobre a competição, bem como regras gerais e transmissão ao vivo, estão no site dos eventos oficiais: ibiraquerawavecontest.com.br.
Com informações do Jornal Diário do Sul