Relatórios de balneabilidade são divulgados semanalmente pela Fatma
De Passo de Torres a Imbituba, o Sul de Santa Catarina conta com pelo menos nove pontos impróprios para banho, conforme relatório divulgado pela Fundação do Meio Ambiente – Fatma. Ou seja, locais que contém mais poluição por fezes humanas e de animais, propícios a causarem doenças.
No Balneário Rincão, uma das praias mais frequentadas pelos criciumenses, dos cinco pontos analisados, dois são impróprios. Uma das áreas impróprias fica localizada na Rua Manoel José Magé e a outra, 100 metros ao norte do arroio do município. Os veranistas que gostam das lagoas do Rincão, conforme o Portal Engeplus, podem banhar-se a vontade, todas foram avaliadas como próprias.
A cidade que mais apresentou pontos inaptos aos banhistas foi o Balneário Arroio do Silva. Dos quatro locais analisados, três são impróprios. Apenas a parte que fica localizada em frente à Avenida Florianópolis é considerada própria. A praia do Morro dos Conventos e barra do Rio Araranguá também não passaram no teste.
Em Sombrio, o Balneário Gaivota foi considerado próprio. Já em Passo de Torres os dois pontos analisados não são indicados para banho.
Mas, quem gosta ir para as praias que ficam mais ao norte, pode ficar tranquilo. Em Laguna, apenas na entrada da praia do Farol a água é imprópria, deste local passando por Garopaba e chegando a Imbituba, todas as praias são aptas para banho.
Como é feito
Para fazer o relatório, a Fatma conta com a ajuda do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina que coleta as amostras. Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, é necessário comparar os resultados das análises feitas em amostras, coletadas cinco vezes consecutivamente.
O fator analisado é a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos e que pode causar doenças, além de indicar a possibilidade de outros organismos que podem prejudicar a saúde do banhista. Quando em 80% das análises, a quantidade de bactérias ficou inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.
Como acompanhar os relatórios
A Fatma realiza relatórios semanais dos locais. Banhistas que querem ficar atentos podem acessar neste link e virificar os relatórios online.