Nas próximas horas, um temporal com descarga elétrica e rajadas de vento entre 60 e 70 km/h poderá atingir o Planalto Sul, o Oeste, o Meio-Oeste e regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. Conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, nesta terça-feira, dia 2, áreas de instabilidade avançam para o Estado catarinense, provocando chuva a partir da manhã do Oeste ao Sul do Estado, e entre o período vespertino e a noite nas demais regiões.
Segundo o site Engeplus, há risco de temporal, chuva moderada a forte, raios e granizo isolado. O acumulado de chuva deve variar de 30 a 40 milímetros em média, podendo ocorrer pontuais de 50 a 70 milímetros nas áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul, especialmente no Planalto Sul e Litoral Sul.
Recomendações da Defesa Civil
Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo – permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo de árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Alagamentos – evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.