Cerimônia de posse do prefeito, vice-prefeita e vereadores ocorreu na Câmara Municipal na noite de quarta-feira, 1º de janeiro
O município de Cocal do Sul volta a ter Ademir Magagnin à frente do Poder Executivo, desta vez junto com Roseny Cittadin Barbosa, mandato que segue até 2028. O prefeito e a vice-prefeita foram empossados juntamente com os membros do Poder Legislativo na noite de quarta-feira, 1º de janeiro, durante cerimônia na Câmara de Vereadores da cidade. Antes, os agentes políticos participaram de uma celebração religiosa na Igreja Matriz de Cocal do Sul.
A solenidade na Câmara Municipal contou com a presença da população e iniciou com o juramento dos agentes políticos, seguida de posse e encerrada com os discursos. Nas primeiras palavras oficiais como prefeito, Ademir Magagnin enalteceu quais serão as marcas da Administração.
“Nossa obrigação é oferecer uma gestão eficiente, que faça valer a pena os impostos pagos por cada contribuinte, dizer não à corrupção, gerar renda, trabalho, oportunidade e qualidade de vida. Estamos aqui para uma retomada que será marcada por gestão, planejamento, muito trabalho, organização, respeito ao cidadão e zelo pelo dinheiro público. Essa é nossa missão, nosso dever e compromisso com os cidadãos. Irei me dedicar, dia e noite, ao objetivo que nos une: a construção de uma cidade próspera, justa, segura e capaz de transformar e cuidar da vida das pessoas”, frisou Magagnin, que retorna ao cargo de prefeito depois de ter sido gestor do Município de 2013 a 2021.
Além da posse do prefeito Ademir Magagnin e da vice-prefeita Roseny Cittadin Barbosa, foram empossados os vereadores de Cocal do Sul da 9ª Legislatura: Cirlene Gonçalves Scarpato, Gilson Clemes, Giovana Galato Santa Rosa, Glícia Pagnan, Júlio Fogaça de Oliveira, Maria Luiza Da Rolt, Marcel Freitas, Valdnei da Silva e Vicervânio Bez Fontana.
No discurso, representando o Poder Legislativo, a vereadora Cirlene Gonçalves Scarpato destacou a responsabilidade e a honra de assumir o compromisso de representar a população de Cocal do Sul.
“A vereança é uma das expressões mais puras da democracia. Somos eleitos para representar os anseios do povo, legislar para o bem comum e fiscalizar o uso dos recursos públicos”, afirmou. Scarpato também ressaltou a importância de uma legislatura marcada pelo diálogo, união e eficiência, sempre em prol do bem-estar coletivo e do progresso do município.
Após este ato, foi realizada a primeira Sessão Extraordinária do Poder Legislativo de Cocal do Sul em 2025, presidida pela vereadora mais votada, Maria Luiza Da Rolt.
Gilson Clemes é eleito presidente da Câmara para o ano de 2025
Na noite de 1º de janeiro, após a Sessão Solene de Posse dos vereadores de Cocal do Sul, eleitos para a legislatura 2025/2028, foi realizada a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Dois nomes foram colocados em votação para a presidência da Casa Legislativa: Gilson Clemes (PL) e Cirlene Gonçalves Scarpato, a Aninha (PSD). Por 5 votos a 4, Gilson Clemes foi eleito presidente para conduzir os trabalhos legislativos em 2025.
Gilson, que está em seu segundo mandato como vereador, já havia presidido a Câmara no ano de 2024. Ele agradeceu a confiança dos colegas e destacou os objetivos de sua gestão. “É uma honra iniciar meu segundo mandato como presidente da Câmara, resultado do trabalho realizado ao longo do último ano. Nosso foco é continuar contribuindo para uma cidade melhor, sempre com zelo pelo dinheiro público. Em 2024, alcançamos a maior devolução da história e nosso objetivo é superar esse feito novamente em 2025. Além disso, pretendemos investir em melhorias na estrutura da Câmara, avaliando a necessidade de um espaço maior para acompanhar o crescimento da cidade. Já em fevereiro, começaremos a discutir projetos para adequar o Legislativo às demandas da população”, afirmou.
O restante da mesa diretora é composto pelo vereador Júlio Fogaça (MDB), como vice-presidente; Glícia Pagnan (MDB), como 1° secretária; e Valdnei da Silva, o Chicão (PL), como 2° secretário.
Os vereadores seguem em recesso parlamentar até fevereiro, com a primeira sessão ordinária marcada para o dia 4. Durante esse período, reuniões extraordinárias podem ser convocadas caso necessário. Acompanhe as redes sociais da Câmara para ficar por dentro das novidades e das ações legislativas.