No banco de reservas, Cristiano Ronaldo assistiu a um início de jogo avassalador dos portugueses diante dos suíços, na tarde desta terça-feira, 06, no Estádio de Lusail. Ao final, os ibéricos golearam a Suíça por 6 a 1 e Portugal se tornou a última seleção classificada às quartas de final da Copa do Catar. Com este resultado, Portugal enfrenta Marrocos, a partir das 12h (horário de Brasília) do próximo sábado, 10, no Estádio Al Thumama em busca de uma vaga nas semifinais da competição.
Na versão do técnico português Fernando Santos, a opção por não começar o jogo com o maior craque português foi por questões técnicas, negando a versão da imprensa europeia de que haviam desentendimentos entre o comandante e o ídolo lusitano. Essa foi a primeira vez em 21 jogos que CR7 apareceu como opção no banco para Portugal em um Mundial de seleções.
Depois que a bola rolou, os holofotes se voltaram para Gonçalo Ramos, que substituiu Cristiano Ronaldo. O jovem não decepcionou e abriu o placar logo aos 16 minutos do primeiro tempo. O zagueiro luso-brasileiro Pepe ampliou aos 33 e no segundo tempo uma enxurrada de bolas na rede. Gonçalo Ramos marcou mais duas vezes, Raphael Guerreiro e Rafael Leão completaram a goleada. A Suíça marcou o gol de honra com Manuel Akanji.