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Porto de Imbituba realiza maior embarque de granel sólido da Região Sul do Brasil

O cargueiro de bandeira liberiana segue para o Porto de Tianjin, na China.

Divulgação/SCPar Porto de Imbituba

Desatracou no último domingo (16) do Porto de Imbituba o navio RIK Oldendorff, com 104.969,88 toneladas de minério de ferro. O volume exportado em um único navio, de aproximadamente 105 mil toneladas, inaugura uma nova era nas operações do Porto catarinense e se consolida como o maior embarque de granel sólido já realizado na Região Sul do país, segundo dados do Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que vêm sendo acompanhados desde 2010. Este é o segundo recorde de embarque no Porto em 2020. A liderança anterior em Imbituba era de 89,5 mil toneladas, conquistada em janeiro.

O cargueiro de bandeira liberiana segue para o Porto de Tianjin, na China. A embarcação conta com 260m de comprimento e 43m de largura. Deixou o porto com 13,5m de calado, que é a distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa do navio. A embarcação RIK Oldendorff foi atendida pela agência marítima Friendship e a operação foi realizada pela empresa Imbituba Logística Portuária (ILP).

O governador Carlos Moisés considera o bom momento da atividade portuária uma demonstração do potencial que Santa Catarina tem para explorar esse modal. “Estamos qualificando a gestão dos portos catarinenses e os resultados já aparecem. Trabalhamos para marcas importantes como esse recorde do Porto de Imbituba e, principalmente, fazer dos terminais portuários um instrumento para o desenvolvimento de Santa Catarina”, destaca.

Divulgação/SCPar Porto de Imbituba

Desde 2012, o Porto de Imbituba é administrado pelo Estado de Santa Catarina, através da SCPAR Porto de Imbituba, estatal subsidiária da holding SCPAR, braço empreendedor do estado catarinense. “Estamos alinhados com o governo do estado para propiciar o desenvolvimento econômico sustentável, buscando constantemente melhores condições comerciais para os empreendedores, trabalhadores e a sociedade. Diante desta e das demais conquistas que estamos registrando juntamente à comunidade portuária, vemos dia a dia o cumprimento de nossa missão enquanto estatal de qualificar o Porto de Imbituba para operações cada vez mais eficientes”, avalia Jamazi Alfredo Ziegler, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, autoridade portuária.

Características como a facilidade de acesso ao Porto, com uma ampla bacia de manobras, e a profundidade nos cais têm contribuído para o recebimento e envio de navios com maior capacidade de cargas. Além disso, a flexibilidade operacional e o baixo tempo de espera para atracação são alguns dos excelentes diferenciais do Porto no atendimento às necessidades do mercado.

A carga

O minério de ferro embarcado no Porto tem origem em Imbituba, a partir de um processo industrial de uma extinta indústria carboquímica do município. O produto é utilizado na produção de aço, tintas, entre outras aplicações. Este é o terceiro navio de um projeto de exportação que reiniciou em dezembro de 2019.

Divulgação/SCPar Porto de Imbituba

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