Geral

Porto de Imbituba inicia temporada 2017 de monitoramento das baleias francas

Foto: Divulgação / Comunicação Porto de Imbituba

A SCPar Porto de Imbituba realizou neste semana o primeiro sobrevoo de monitoramento das baleias francas na costa catarinense. Com isso, foi aberta a Temporada 2017 do Programa de Pesquisa e Monitoramento das Baleias Francas no Porto de Imbituba e Adjacências.

A ação é desenvolvida pela Autoridade Portuária de Imbituba. O monitoramento aéreo foi realizado desde a praia do Moçambique, em Florianópolis (SC), até o município de Torres (RS). Nele,  foi possível constatar a presença de 29 baleias francas e uma baleia jubarte na região.

Ao longo da semana, o Setor de Meio Ambiente do Porto de Imbituba também apresentou à comunidade portuária o PO.SSMA.01. Trata-se do novo procedimento interno de boas práticas para as embarcações que atuam no porto durante a temporada de reprodução da baleia franca.

O documento tem caráter orientativo e reforça diretrizes para navegação. O objetivo é preservar a espécie de molestamentos não intencionais e minimizar os riscos de uma possível colisão com embarcações. O público-alvo da iniciativa são os trabalhadores portuários envolvidos diretamente com as manobras de atracação e desatracação, como os práticos, rebocadores, comandantes e agentes marítimos. Para estes públicos, estão sendo distribuídos folhetos educativos em português e inglês. Além disso, são realizadas reuniões de esclarecimento sobre o comportamento da baleia franca, a importância de sua preservação e o que fazer em caso de rota de colisão.

De julho a novembro, é o período em que a espécie utiliza o litoral catarinense para acasalar, procriar e amamentar sua cria. Isso torna o estado de Santa Catarina a principal área de concentração reprodutiva de baleias francas na costa brasileira. No primeiro monitoramento aéreo de 2017 foram avistados 13 pares de mães com filhote (totalizando 26 baleias) e três baleias francas adultas solitárias. Estes indivíduos podem ser fêmeas que estão grávidas ou machos a procura de fêmeas receptivas ao acasalamento.

Divulgação Porto de Imbituba (3)

Foto: Divulgação / Comunicação Porto de Imbituba

A maior concentração de baleias foi avistada entre as praias de Itapirubá, em Imbituba, e Mar Grosso, em Laguna, com 17 registros. Uma das surpresas do sobrevoo foi a presença de uma baleia jubarte na praia de Itapirubá Sul. Ela foi avistada junto a uma baleia franca. A ocorrência da jubarte em Santa Catarina é rara. A espécie se reproduz na Bahia e tem sua migração mais afastada da costa.

Dentre as baleias francas avistadas, destacam-se a presença de um filhote semi-albino. Também chama atenção o retorno de duas baleias ilustres na região: a Olivia e a JDot. Olivia é conhecida desde 2002 e já teve várias crias em Santa Catarina. JDot também é uma baleia muito especial. É conhecida desde 1973 e deve ter quase 50 anos de idade. Agora está com um novo filhote, o sétimo registrado aqui no Brasil.

Este é o quinto ano que a SCPar Porto de Imbituba realiza o Programa de Monitoramento das Baleias Francas. Dentro do rol de atividades previstas para a temporada, está a realização de três sobrevoos e o monitoramento terrestre. Eles devem iniciar nos próximos 15 dias com observação diária das enseadas das praias do Porto e Ribanceira, ambas em Imbituba.

“O principal objetivo do Programa é a preservação da espécie e a continuidade das operações portuárias de forma a minimizar o impacto em seu habitat marinho”, explicou o gerente de meio ambiente da SCPar Porto, Robson Busnardo. Ele destaca ainda que o desenvolvimento do programa tem possibilitado a ampliação da pesquisa e, consequentemente, o conhecimento sobre o comportamento da Baleias Francas. “No entanto, seu maior mérito é a ausência de registros de acidentes (colisões) com embarcações de pequeno, médio e grande porte na região de estudo”, conclui.

Colaboração: Comunicação SCPar Porto de Imbituba

[soliloquy id="234025"]

Notícias Relacionadas

Porto de Imbituba já realizou mais de 22 mil abordagens para controle contra a Covid-19

A ação ocorre 24h por dia e é conduzida por profissionais da área de enfermagem.

Porto de Imbituba realiza maior embarque de granel sólido da Região Sul do Brasil

O cargueiro de bandeira liberiana segue para o Porto de Tianjin, na China.

Baleias-francas antecipam a temporada 2018 de avistagens

Chegada dos mamíferos é mais uma celebração para o Porto de Imbituba, que neste ano completa uma década de monitoramento aéreo e terrestre das baleias-francas.

SCPAR Porto de Imbituba realiza reunião para esclarecer comunidade sobre medidas preventivas contra o novo Coronavírus

Destaca também que permanece seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Anvisa, acompanhando todo o processo ao lado dos envolvidos.