A cada hora são transmitidas as condições da maré, velocidade e direção do vento, e outros dados meteorológicos.
Informações de monitoramento ambiental da região do Porto de Imbituba estão disponíveis para a sociedade. Os dados podem ser visualizados no site da Epagri/Ciram.
No porto, foram instalados um marégrafo de radar e uma estação meteorológica, que passam a transmitir a cada hora medições da maré, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação pluviométrica e molhamento foliar.
Após a instalação e início das transmissões, os dados passaram por uma fase de qualificação e, agora, estão disponíveis para serem usados pelos setores interessados. O gerente da Epagri/Ciram e responsável pelo sistema de monitoramento ambiental, Hamilton Justino Vieira, explica que o marégrafo de radar é de última geração e permite medições a cada cinco minutos, transmissão automática de dados e ajuste automático do tempo de leituras. A estação meteorológica também mede e faz transmissão de dados.
As informações dos dois equipamentos são transmitidas para o banco da Epagri/Ciram, em Florianópolis, onde são submetidas a testes automáticos de qualidade e, quase simultaneamente, disponibilizados no site.
Benefícios
Os dados coletados em Imbituba vão ajudar na operação do porto, mas sua disponibilização on-line permitirá que sejam utilizados também por pescadores, setor de turismo, praticantes de atividades náuticas e outros setores da sociedade, como instituições ambientais. Os dados também servem para aprimorar a previsão do tempo e apoiar trabalhos de pesquisa na região.
Esta ação faz parte de um macroprograma de monitoramento costeiro em implementação pela Epagri/Ciram. O programa prevê o monitoramento de parte do litoral sul do Brasil com a disponibilização de dados de dez estações meteorológicas: São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, Itajaí, Camboriú, Florianópolis, Imbituba, Araranguá, Laguna e Torres (RS).
Também integram o sistema sete marégrafos e um correntômetro no Porto de São Francisco do Sul. Conforme o site Notisul, a Epagri já cumpriu 70% do previsto no projeto. Até o meio deste ano, espera-se a execução total do programa.