Geral

Porto de Imbituba bate recorde histórico na movimentação de cargas

Entre os responsáveis por este resultado, merecem destaque os granéis agrícolas como milho e trigo.

Foto: Caroline Leivas Borges/Porto de Imbituba/Divulgação/Notisul

Foto: Caroline Leivas Borges/Porto de Imbituba/Divulgação/Notisul

Um novo recorde na movimentação de cargas foi conquistado no Porto de Imbituba no último mês, com um total de 421.394 toneladas, a maior já registrada desde dezembro de 2012. A marca anterior era de julho de 2014, quando a movimentação alcançou 418.086 toneladas. Mais uma vez, entre os responsáveis por este resultado, merecem destaque os granéis agrícolas, como milho e trigo, e os granéis minerais. Em janeiro, o porto já havia registrado uma movimentação recorde para o período, ultrapassando as 400 mil toneladas. 

Segundo o site Notisul, o número de navios atendidos nos dois primeiros meses deste ano já chega a 40. Se comparado ao mesmo período do ano passado, a movimentação de cargas apresenta um crescimento de quase 100%, um total de 836.320 toneladas.

“Os números mostram como Santa Catarina pode ser forte mesmo em momentos delicados da economia. O estado conta com portos eficientes e tributação diferenciada. Desde 2012, quando o governo do estado assumiu o Porto de Imbituba, através da SCPar, não há registro de fechamento por falta de segurança ou mau tempo. Este porto serve de referência para o resto do país, pois tem altas taxas de produtividade”, afirma o governador Raimundo Colombo.