Geral

Por trás da fazendinha: Nova Veneza se destaca na agricultura familiar

O município conta com agricultores que fornecem alimentos para as escolas municipais

Divulgação

Para muitos os itens da rifa “A fazendinha”, da Escola Municipal Bairro Bortolotto, são inusitados. Mas na realidade, a agricultura familiar é muito forte no município e gera emprego e renda para centenas de famílias. A cidade conta com 295,061 quilômetros quadrados de área territorial, são muitos os itens da gastronomia produzidos nas propriedades de famílias e empresas.

Todos os prêmios da rifa foram doados por pais e amigos da escola. “A nossa cidade sempre se destacou na agricultura e por isso resolvemos valorizar estes produtos. Estamos felizes não só com os valores arrecadados que vamos poder investir na nossa escola, mas também estamos mostrando para todo o Brasil, a agricultura rica que temos”, comenta a diretora da escola, Jussara Sávio.

A lista é grande de produtos que estão nas cozinhas dos cidadãos neovenezianos e nas mesas dos restaurantes da cidade. Embutidos, laticínios, vinhos, sucos, licores, cachaças, doces e geleias. “A nossa agricultura é muito rica e muitos pratos que os turistas provam e se encantam, vem da agricultura familiar. E isso é muito gratificante porque nós conseguimos ver e conhecer de perto os produtores e sabemos da procedência de qualidade de cada animal e produto que está chegando na mesa das pessoas”, comenta o Secretário de Agricultura, Edgar Preis.

O município conta com a Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Nova Veneza (Coofanove), que possui mais de 70 associados que comercializam os seus produtos em diversos mercados e restaurantes em todo o estado de Santa Catarina.

Além disso, a prefeitura possui parceria com 60 famílias que garantem parte da merenda escolar para a rede municipal de ensino. “Nós possuímos em nosso município grandes empresas, mas também muitos pequenos produtores que fortalecem a nossa economia. E ter parcerias que promovam a qualidade na alimentação das nossas crianças é uma iniciativa que vem dando certo, porque as crianças comem alimentos de qualidade e geram renda para as famílias”, pontua o prefeito Rogério Frigo.

Notícias Relacionadas

Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bi por ano

Cerca de 160 mil mortes anuais têm relação com consumo desses produtos

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta

Segundo Dieese, salário extra injetará R$ 321,4 bilhões na economia

Motociclista morre em colisão frontal com carro em SC

Segundo relatos da PMRv, o motorista do carro, um homem de 25 anos, é suspeito de estar dirigindo sob influência de álcool no momento da colisão

Taxa de desocupação de Santa Catarina cai para 2,8%, o menor percentual em 10 anos

pesquisa do IBGE mostra também que o mercado de trabalho catarinense está em expansão