Política

População poderá conferir sessões da Câmara de Vereadores de Criciúma em canal de TV

Foto: Daniela Savi

Foto: Daniela Savi

Transmissões ao vivo das Sessões do Legislativo, além de produção de conteúdos jornalísticos da Câmara de Vereadores de Criciúma serão veiculados na TVAL. A assinatura do Termo de Parceria entre a TV Assembleia Legislativa e a Casa Criciumense foi realizada na tarde de hoje (9/2) com a presença do prefeito, lideranças locais, deputados, presidentes de Câmaras da região, vereadores, e comunidade em geral.  O encontro ocorreu na Casa.

“Estamos montando um estúdio no Legislativo de Criciúma, para entrevistas com vereadores e convidados. A televisão também é uma grande ferramenta de comunicação, e queremos usar isso para debater melhor a cidade. Já estamos com a equipe de comunicação trabalhando com conteúdos. É um momento importante para a Câmara essa relação com a cidade”, enfatizou o presidente Ricardo Fabris (PDT).

O deputado Gelson Merisio, presidente da Assembleia Legislativa (Alesc), que foi vereador em 1989, falou que esse é um reconhecimento e importância do debate. “O debate da Câmara não será mais o mesmo assim que a TV for instalada, pois quando se abre o sinal, milhares de pessoas acompanham e enriquece o debate político. Hoje, é apenas o primeiro passo, e os vereadores que usarem e saírem na rua vão poder ver o resultado disso”, enalteceu o deputado.

O prefeito Clésio Salvaro disse que o ato é muito importante para a cidade. “Depois que foi criada a TVAL o parlamento chegou mais perto e o cidadão começou a acompanhar com mais clareza e atuação de seus deputados. A Assembleia Legislativa ‘ligou’ o parlamento as pessoas. O ato assinado hoje é muito importante e marca também um novo tempo para a cidade. É o cidadão acompanhando o trabalho de cada um e de seus vereadores”, frisou.

O vice-presidente da Casa, vereador Julio Colombo (PP), em nome dos colegas, falou sobre a importância do canal. “Vivemos numa sociedade de transformações, passamos da era do papel para a digitalização. As pessoas hoje, no seu dia a dia, não tem mais tempo para ir à Câmara ou à Prefeitura, e isso está oportunizando para a sociedade uma ferramenta a mais para acompanhar de forma mais efetiva as ações do Legislativo. Cada vez a Câmara de Criciúma se aproxima do cidadão criciumense”, comentou.

Termo – O termo trata de compartilhamento do canal entre TVAL e TV Cidadã. A efetivação do processo se dá através da abertura de sinal da TVAL no âmbito do município de Criciúma para veiculação de produções realizadas pela TV Cidadã, como transmissões das Sessões Ordinárias e programas especiais, em grade e programação a ser definida entre as partes. O sistema de comutação de canal será gerenciado pela TVAL, e a equipe técnica da mesma vai prestar orientações para a implantação da TV Cidadã.

Colaboração: Daniela Savi