O segundo encontro do projeto “Câmara te Ouve”, do Legislativo de Criciúma, contou com a presença de mais de 100 pessoas, no Salão Paroquial, no Distrito do Rio Maina. Além das reivindicações apontadas pelos presidentes de bairros e entidades locais, a população pôde acompanhar como são aprovados os projetos, requerimentos, indicações, moções e o uso da Tribuna pelos parlamentares.
“Essa é uma ação inovadora do Legislativo onde o objetivo é se aproximar da comunidade. Essa iniciativa foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares, e além de aproximar, o principal intuito é de que as pessoas participem, vejam como funciona uma Sessão. Sabemos que mais de 80% da população nunca foi a uma Sessão da Câmara”, comentou a presidente da Casa, Tati Teixeira (PSD), explicando que não cabe ao vereador executar, mas sim fiscalizar as contas públicas e verificar a legalidade dos atos do Executivo. Cabe também ao parlamentar a responsabilidade de representar as preocupações coletivas das comunidades. O vereador, juntamente com a comunidade, tem força para conseguir as ações. Esse é o nosso papel”, acrescentou.
A Sessão se deu da seguinte forma: A Tribuna Livre foi destinada aos representantes de bairros e entidades e depois seguiu com o uso do Horário Político (sendo que alguns vereadores cederam parte de seu tempo para as entidades explanarem suas reivindicações), grande expediente e ordem do dia.
O primeiro a ocupar a Tribuna Livre foi o presidente da Associação de Moradores do Bairro Floresta, Jucelir Cardozo, que salientou o problema de ruas e a falta de segurança. Zenaide Adame, presidente do Bairro Vila Visconde, pediu lombadas e novos abrigos de ônibus. Além deles, mais 21 presidentes de bairros foram ouvidos, além de entidades locais. Eles destacaram os problemas como a saúde, segurança, escrituras, pavimentação, alagamentos, construção de rótulas, revitalização da Avenida dos Imigrantes, implantação do Parque dos Imigrantes, entre outros.
Já o presidente do Bairro Wosocris, Claudecir Adão, usou a Tribuna para agradecer a presença dos parlamentares e agradeceu o Município pela pavimentação no Bairro Wosocris. Por outro lado pediu empenho dos parlamentares para que todas as ruas indicadas do projeto do Governo sejam contempladas com a pavimentação. Segundo ele, são 24 ruas incluídas no projeto.
A vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) – Núcleo Rio Maina, Clotilde Michels, ressaltou algumas reivindicações, como revitalização da Avenida dos Imigrantes, pavimentação da área industrial do Distrito, reforço na segurança e implantação do Parque dos Imigrantes.
O término do Centro Comunitário do Loteamento Floresta e a construção de lombada na Rua Antonio Rossi com a Rua Felipe Colombo foi a pauta da presidente Marlene Hobold Premoli. Cada um usou o espaço de três minutos. Já o presidente da UABC, Edson do Nascimento, reforçou que os presidentes de bairros trabalham voluntariamente e que todos são empenhados.
O vereador licenciado, Julio Colombo (PP), também fez o uso da palavra e salientou que é papel do vereador estar nos bairros justamente para saber de todos os problemas que as comunidades enfrentam. O próximo encontro será no Bairro Próspera. A presidente explicou que as indicações e requerimentos serão feitos deforma coletiva.
Colaboração: Daniela Savi