Em coletiva para a imprensa, o prefeito também lançou os editais para a construção de passarela de concreto em frente a Unisul e implantação do sistema rotativo na cidade.
A apresentação do balanço dos seis meses de Governo Municipal de Tubarão aconteceu na tarde desta segunda-feira (03) no Salão Nobre da Unisul. O prefeito Joares Ponticelli reuniu a imprensa, secretários municipais e representantes dos órgãos de segurança para apresentar os detalhes de sua gestão até o momento. O encontro foi marcado ainda pelo lançamento de duas licitações: construção da passarela de concreto sobre o Rio Tubarão, em frente à Unisul e, para a instalação do estacionamento rotativo na cidade.
O primeiro semestre da gestão teve como destaque o setor de infraestrutura da cidade, como recém iniciados mutirões da recuperação da iluminação pública, melhorias em diversas ruas, reestruturação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) para aumentar a segurança na cidade e retorno da Guarda Municipal às ruas, ampliação do horário de atendimento na Policlínica Central até as 19 horas, ampliação da calçada ao lado do muro dos Correios, compra de tratores e caminhões da patrulha mecanizada. “Boa parte dessas conquistas nós devemos à economia que a câmara está fazendo. O Legislativo reduziu seu orçamento quase a metade. Foi uma ação corajosa, a câmara teve de se adaptar e se reinventar, mas isso está se revertendo em favor de nossa comunidade”, afirmou Joares.
Estacionamento com 2 mil vagas
A reativação do serviço de estacionamento rotativo em Tubarão deve ocorrer dentro de 60 dias. O lançamento do edital da licitação estabelece a concessão por um período de 10 anos.
A modalidade prevê qualidade técnica e preço: primeiro será escolhida a oferta mais vantajosa para o município e a empresa vencedora terá de comprovar capacitação técnica para operação, como por exemplo já ter operado um sistema de no mínimo 600 vagas de estacionamento. Hoje, o rotativo em Tubarão conta com 1.500 vagas para automóveis e 500 para motocicleta.
A operação ficará por conta de 25 monitores (80 vagas de estacionamento para cada) e a cada 150 metros haverá um poto de venda do ticket de hora-vaga. As vagas serão de permanência de 2 horas e 4 horas dependendo da área, com tolerância de 15 minutos. Quem vencer a concorrência terá de atender uma série de exigências, como providenciar a sinalização horizontal e vertical, disponibilizar a hora de ocupação de vaga através de aplicativo para smartphone, ponto de venda, diretamente com o monitor, via internet e por cartão de crédito.
O edital da licitação prevê uma garantia caução de R$ 950 mil em favor da prefeitura caso a operadora do rotativo não cumpra o período da concessão. O início das operações deve acontecer 60 dias após a assinatura do contrato.
Passarela de concreto
A atual passarela de cabos e madeira dará lugar a uma estrutura de concreto para pedestres, ciclistas e cadeirantes em frente à Unisul. Na coletiva, o engenheiro civil André Labanowski Júnior – contratado pela Amurel, apresentou o projeto final solicitado pela prefeitura com o valor de aproximadamente R$ 1,55 milhão.
A obra para pedestres, ciclistas e cadeirantes, com uma pequena praça para observação do rio Tubarão no vão central, terá 150 metros de extensão, cinco colunas de sustentação e pode ser executada em até cinco meses, segundo o engenheiro.
A passarela será construída com recursos da Defesa Civil Nacional e contrapartida com recursos próprios da prefeitura. A vontade do prefeito é de que seja inaugurada antes do início do próximo ano letivo para beneficiar principalmente a comunidade estudantil do colégio Dehon e da Unisul.
O tráfego de motocicletas será expressamente proibido, mas como não é possível impedir a passagem desse tipo de veículo sem comprometer a passagem de ciclistas e cadeirantes, a solução será fiscalizar e multar os infratores. “A Guarda Municipal estará de olho e teremos câmeras de monitoramento. Vamos aplicar uma multa pesada a quem passar de moto por ali”, garantiu Ponticelli.
Colaboração: Decom Tubarão