Ciclone extratropical que atingiu o estado com ventos de mais de 100 km/h, acompanhados de fortes chuvas, provocou transtornos em diversas cidades.
A Prefeitura de Orleans apresentou, nesta quinta-feira, dia 11, o balanço dos prejuízos ocorridos em virtude da chuva intensa que atingiu o estado nesta semana. Ao total, três pontes, que receberam recentemente medidas paliativas, precisarão novamente de intervenções. Elas ficam situadas nas comunidades de Rio Pinheiros Baixo, Rio Laranjeiras e Brusque do Sul.
Além disso, as estradas situadas na zona rural de Orleans também precisarão de manutenção. A equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura está em atuação a fim de normalizar a situação. Conforme o setor de comunicação da Administração Municipal, o trabalho está sendo redobrado. Felizmente, os danos no município foram apenas materiais.
No que diz respeito ao abastecimento de água, que também foi prejudicado, a maior parte foi normalizada já nesta quarta-feira, dia 10. O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) informou que as comunidades Sesmarias, Palmeiras Alta e as partes mais altas do Oratório, por estarem situadas em áreas mais distantes, retornaram ao normal apenas no período noturno. Equipes atuarão ainda nas localidades de Brusque do Sul, cuja a rede rompeu, e Santa Clara. Nestes locais, o abastecimento segue prejudicado.
Na SC-390, Rodovia Serramar, que liga Orleans a Pedras Grandes, o trânsito também está liberado nesta quinta-feira, dia 11. A interdição ocorreu após uma queda de barreira obstruir as duas pistas, impedindo o tráfego de veículos no local e fazendo necessário o desvio. Estes foram os principais transtornos causados em Orleans pelo ciclone extratropical que atingiu o estado com ventos de mais de 100 km/h, acompanhados de fortes chuvas. A situação já está sendo normalizada na cidade e a previsão é que permaneça sem chuva até o domingo, dia 14.