O estado de Santa Catarina, situado na região sul do Brasil, é conhecido por suas vastas belezas naturais e por ser um estado exemplar nacionalmente em aspectos como economia, turismo, infraestrutura, entre outros. Entre as maiores e mais belas obras da engenharia que podemos encontrar no território catarinense, está a famosa Ponte Hercílio Luz, localizada na capital do estado, a ilha de Florianópolis. Leia um pouco sobre a ponte nos próximos parágrafos:
Sua construção iniciou em 14 de novembro de 1922, e o engenheiro responsável por projetá-la foi o estadunidense Robinson R. Smith, sendo na época uma das poucas pontes pênseis do país e a maior em comprimento construída com essa técnica. Foi inaugurada quase 4 anos depois, em 13 de maio de 1926, e para sua conclusão, foi necessária a mão de obra de 19 técnicos norte-americanos, além de um grande número de trabalhadores oriundos de diversas partes do estado.
Seu nome foi dado em homenagem ao ex-governador do estado catarinense, Hercílio Luz, que foi o responsável por assinar o contrato de construção da ponte e que, infelizmente, faleceu em 1924, antes da conclusão da obra. A ponte foi construída no estilo arquitetônico Art Déco e possui 821 metros de comprimento, com uma altura de 74 metros e um vão livre de 339 metros. É importante ressaltar que foi a primeira ligação rodoviária entre o estado de Santa Catarina e a ilha de Florianópolis, permanecendo como único acesso até o ano de 1975.
Em 1982, o tráfego de veículos foi paralisado na ponte devido a preocupações com sua estabilidade estrutural e, em 1991, foi fechada também para pedestres e ciclistas. Em 1992, a ponte foi tombada como patrimônio histórico, artístico e arquitetônico do município de Florianópolis, com o intuito de prevenir possíveis demolições e conservar seu valor cultural. Em decorrência dos vários desgastes sofridos pela ação do tempo ao longo dos anos, a ponte deveria obrigatoriamente passar por um processo de restauração. Muitos projetos foram propostos, porém apenas no ano de 2005 foram colocados em prática e a ponte foi reaberta somente em 30 de dezembro de 2019.
A Ponte Hercílio Luz é muito mais que uma ligação rodoviária entre a ilha e o continente; é uma identidade da cidade de Florianópolis e um atrativo turístico que desperta a atenção de milhares de pessoas devido à complexidade na construção, bem como à vista que ela oferece da baía e da capital catarinense.