A Raiva Bovina é uma doença transmitida pelos morcegos
Com o objetivo de esclarecer e combater a Raiva Bovina e a Cigarrinha- do-Milho inicia hoje, terça-feira, 26 de outubro, às 19 horas, no Salão Comunitário da comunidade da Ponte Baixa, a primeira reunião de uma série que serão realizadas nas comunidades de São Ludgero. As reuniões técnicas são uma iniciativa da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), conta com a parceria da Secretaria de Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo e participação da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
A Raiva Bovina é uma doença transmitida pelos morcegos. A doença é causada por um vírus que pode infectar animais domésticos e selvagens, e pode ser transmitida às pessoas pelo contato com a saliva infectada através de mordidas ou arranhões. O assunto está preocupando as autoridades locais. Na comunidade da Ponte Baixa o tema será abordado pelo Médico Veterinário da Cidasc, Eliéser Gobbe.
Outro tema que preocupa é a incidência da Cigarrinha-do-Milho, transmissora de agentes causais de doenças denominadas de enfezamentos na cultura do milho, que tem causado impactos na produção do grão. Como sintomas o avermelhamento e amarelecimento das folhas, encurtamento de entrenós com redução do porte das plantas, multi-espigamento e a má formação de espigas e grãos, o que afeta diretamente o rendimento das lavouras. O tema será abordado pelo Engenheiro Agrônomo da Epagri, Igor Franz Dittert.
O Secretário de Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo, Paulo Sérgio Lorenzetti, reforça a importância da participação das famílias para adquirirem conhecimento, entender melhor as doenças, sanar dúvidas e receber orientações importantes de como prevenir e combater. “É uma ação que busca levar informações importantes às famílias rurais”, pontua o secretário.