Um espetáculo, ocorrido nesta segunda (8), marcou a volta da iluminação na ponte e a abertura das comemorações dos 200 anos da lagunense Anita Garibaldi.
Cartão-postal erguido sobre as águas do Canal de Laranjeiras, a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, voltou a ter sua iluminação cênica acessa nesta segunda-feira (8). Um ato marcou a abertura das comemorações do bicentenário da heroína lagunense que confere nome à ponte.
Por causa da pandemia da Covid-19, o espetáculo “Luzes para Anita em seu Bicentenário” aconteceu sem público, mas foi transmitido pela internet. Autoridades regionais e do Estado estiveram presentes.
“Hoje é um dia importante para comemorar o bicentenário de Anita e, ao mesmo tempo, o retorno da iluminação cênica. É a resolução de um problema histórico. Trata-se de um exemplo prático das concessões e parcerias público-privadas melhorando a vida dos cidadãos”, afirmou o governador Carlos Moisés (PSL). Inaugurada em 2015, já houve uma série de problemas para manutenção do serviço.
A cerimônia, que foi organizada pela concessionária CCR Via Costeira, responsável pelo trecho sul da BR-101, deu o pontapé inicial das comemorações dos 200 anos da personagem histórica. De acordo com Moisés, a empresa passará a manter a iluminação cênica em caráter permanente.
O historiador Adílcio Cardorin afirma que a volta das luzes garantirá ainda mais importância à estrutura. “A ponte Ponte Anita Garibaldi, que já é um conjunto arquitetônico majestoso, ela passa a ter um realce muito maior e se transforma num grande cartão postal, não só nacional, como internacional também”, disse.
Em plena Semana da Mulher, a vice-governadora Daniela Reinehr aproveito para homenagear Garibaldi. “É tempo de pensamos em todas as nossas mulheres, desde as anônimas às célebres, mas todas muito aguerridas, assim como o nosso povo catarinense, que faz o diferencial do nosso Estado”, afirmou.
FCC
Quem também participou da solenidade foi Ana Lúcia Coutinho, presidente da FCC (Fundação Catarinense de Cultura).
A fundação lançou um catálogo da Biblioteca Pública de Santa Catarina reunindo diversas matérias e artigos sobre a “heroína de dois mundos”, publicados em jornais digitalizados pela Hemeroteca Digital Catarinense.
Com informações do site ND Mais