Geral

Policial Rodoviário salva vida de bebê por telefone

A criança recém nascida havia se afogado com leite materno e estava perdendo os sinais vitais

A noite dessa sexta-feira (23) foi de muita alegria para os policias do posto 15 da Polícia Militar Rodoviária, de Guatá, em Lauro Müller, que tiveram a felicidade de salvar a vida de um bebê de apenas sete dias.

Por volta das 23 horas o policial, Claudir José Coan – Cabo Coan – atendeu a ligação de um pai desesperado informando que seu bebê J.R.M.S., de apenas sete dias, havia se afogado com leite materno e estava perdendo os sinais vitais. De imediato e com a experiência que possui, Cabo Coan, percebeu que o tempo para percorrer a distância entre o posto da polícia e a casa da criança poderia ser fatal para o bebê, e então passou a orientar o pai que foi repassando as informações à mãe da criança.

“Orientei para que a criança fosse colocada de barriga para baixo e que com os dedos polegar e médio desse algumas batidas nas costas da criança. Duas tentativas não deram certas, mas na terceira vez a criança vomitou e voltou a respirar”, relatou Cabo Coan, que em seguida pegou a viatura, juntamente com o soldado Adriano, e foi em busca da criança para leva-lá ao hospital.

O procedimento indicado pelo policial foi um sucesso. Após passar por exames no Hospital Henrique Lage, a criança que estava acompanhada pelo pai R.G. 25 anos e pela mãe E.M. de 32 anos, foi liberada e voltou para a sua casa na localidade de Lajeado, no Distrito de Guatá.

“Agora a sensação é de missão cumprida. Estou muito feliz por ter salvo a vida de uma criança encerrando minha carreira como policial. Em 31 anos de profissão nunca atendi uma ocorrência como essa. Certamente lembrarei para sempre este caso”, afirmou o Cabo Coan, que deverá entrar para a reserva já nas próximas semanas.