O ano de 2018 começará diferente para os policiais militares do 5º Batalhão da Polícia Militar – PM de Tubarão. Em até 30 dias, deve ficar pronta a reforma feita no local, que, em outubro de 2016, foi um dos mais devastados pelo vendaval registrado na cidade. Para que os trabalhos sejam concluídos o mais breve possível, os PMs têm ‘arregaçado as mangas’ e feito diversos serviços na sede.
Com o fenômeno climático, de acordo com o comandante do 5º BPM, o tenente-coronel Sílvio Lisboa, o telhado do prédio, situado no bairro São João, ficou completamente destruído. “Várias salas tiveram equipamentos danificados e também precisaram ser desocupadas. Os policiais foram se alocando como dava”, informa o comandante.
Em fevereiro deste ano, as obras de reconstrução começaram. Lisboa comenta que a reforma só foi possível graças ao empenho e à dedicação do comando geral da Polícia Militar, da Defesa Civil nacional e estadual, dos empresários da região e do governo municipal. “Sem contar o empenho dos policiais que, na falta de mão de obra, abraçaram a causa e trabalharam nos reparos que estão sendo feitos”, afirma o comandante.
Ao todo, segundo Lisboa, foram investidos R$ 380 mil no telhado, vindos de recursos da Defesa Civil Nacional e mais R$ 70 mil, provenientes da Defesa Civil do Estado, para a compra de tinta e equipamentos eletrônicos. Além disso, também houve a parceria com empresas de construção e prefeitura que, via convênio, auxiliaram na compra de materiais de construção.
Ajuda de pintor e pedreiro ainda é necessária
O comandante destaca que o trabalho dos policiais tem sido essencial para o término dos trabalhos. “Ficará faltando apenas a pintura. Porém, a estrutura estará erguida novamente”, diz Lisboa. Para quem deseja colaborar com ajuda para terminar o trabalho de reforma, Lisboa destaca que estão precisando de mão de obra para realizar serviços de pintor e pedreiro. Basta procurar a sede do batalhão.
Com informações do Jornal Diário do Sul