Cinco servidores foram afastados das funções por mandados judiciais; operação parte da suspeita de adulteração de pescados importados da China.
A Polícia Federal realizou duas operações contra desvios na Agricultura nesta terça-feira (16). Além da Operação Lucas, baseada no Tocantins, foi deflagrada a Operação Fugu, em Santa Catarina. Ambos os casos dizem respeito à corrupção nas superintendências regionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). As informações da Veja.
A Operação Fugu contou com a participação de cerca de 110 policiais, cumprindo 37 mandados judiciais. São 20 mandados de busca e apreensão, doze de busca pessoal e cinco de suspensão cautelar das funções públicas, cumpridos nas cidades de Florianópolis, São José, Balneário Camboriú, Itaguaí, Blumenau, Navegantes e Jaraguá do Sul.
Os cinco servidores públicos afastados atuavam na unidade do MAPA em Santa Catarina. Segundo a Polícia Federal, os suspeitos atuavam concedendo benefícios ilícitos à empresas do ramo alimentício e perseguido, com punições disciplinares e remoções injustificadas, outros que não aceitavam participar do esquema.