Segurança

Polícia Federal deflagra Operação Erythroxy no Sul

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Criciúma, Siderópolis e Araranguá.

Desde o início da manhã desta terça-feira, a Polícia Federal, com apoio de policiais do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) de Criciúma, trabalha para desarticular uma organização criminosa de tráfico de drogas no Sul do Estado. Por meio da Operação Erythroxy, são cumpridos, inclusive durante esta tarde, oito mandados judiciais, sendo quatro de prisão e quatro de busca e apreensão em Criciúma, Siderópolis e Araranguá.  Participam da operação cerca de 30 policiais de Santa Catarina.

Até as 14h15min, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão. Além dos mandados, foram presas três pessoas em flagrante por armazenar drogas ilícitas, receptar peças de motocicleta roubadas e posse ilegal de armas de fogo sem registro na Polícia Federal.

Dois dos envolvidos ainda encontram-se foragidos, mas em suas propriedades foram localizados: duas pistolas de calibre restrito às forças armadas ou policiais, uma espingarda calibre .12 e um revólver .38 com numeração suprimida, certa quantidade de maconha, haxixe e crack, além de uma balança de precisão e instrumentos utilizados para o preparo da droga que era distribuída pelo grupo. Foi apreendido, também, um automóvel com registro de furto.

Além dos instrumentos de crime, foram apreendidos cerca de R$ 40 mil em dinheiro, automóveis e outros bens obtidos com recursos provenientes do tráfico. Os presos serão indiciados por tráfico de drogas, associação para o tráfico, e corrupção de menores, além de receptação dos veículos furtados e posse ilegal de arma.

Saiba mais – O nome da operação é uma referência à planta Erythroxylum coca, da qual se extrai o princípio ativo da cocaína, droga distribuída na região pelo grupo.

Engeplus – Ana Paula Cardoso