Em Florianópolis, a Polícia Civil fechou na noite de segunda-feira (8) dois postos de combustíveis e notificou outros quatro por irregularidades. Na semana passada, outros cinco estabelecimentos foram interditados. Pelo menos 72 postos funcionam sem alvará expedido pela Gerência de Fiscalização de Jogos e Diversões e Produtos Controlados.
"O objetivo desta operação é trazer para a formalidade todos esses postos que funcionam sem alvará e sem segurança. Assim, o cidadão pode frequentar um estabelecimento seguro", afirma a delegada Michele Alves Correa. Os padrões de segurança são necessários pelo manuseio de produtos inflamáveis.
Conforme a delegada, os postos interditados nesta segunda ficam no bairro Vargem Pequena e na SC-401, próximo a entrada de Santo Antônio de Lisboa. A capital catarinense possui 121 postos de combustíveis cadastrados na Agência Nacional de Petróleo (ANP). Destes, apenas 49 estão regulares à Gerência da Polícia Civil. A operação de notificação iniciou no final de abril.
Para retirar o alvará, é necessário possuir a certidão de qualidade emitida pela ANP e ir até a delegacia especializada. Quem estiver no processo de liberação, com tramitação de outras autorizações, não terá o estabelecimento fechado.
"Nós poderíamos fechar de imediato, mas preferimos orientar. Também faremos uma mediação junto a esses órgãos [responsáveis por autorização], para a resolução deste alvará. Alguns estabelecimentos não procuram e não regularizam. Por isso essa ação de interdição", ressalta.
Com informações do site G1 SC