Segurança

Polícia, empresas de telefonia e população intensificam combate contra furto de fios na região

Em uma semana, foram registrados furtos em Urussanga, Sangão e, recentemente, em Braço do Norte.

Foto: Divulgação/ Crime em Balneário Piçarras

A ação da Polícia Militar, as denúncias da população e a implantação de sistemas de alerta tem contribuído para identificar e evitar o furto de fios de redes telefônicas nos últimos dias no Sul do Estado. Na última semana, foram registrados três casos: em Urussanga, Sangão e Braço do Norte.

O caso mais recente foi registrado na manhã desta quinta-feira (27), em Braço do Norte. O crime ocorreu por volta das 10h30min no bairro Uruguaia, próximo ao CTG. A Polícia Militar prendeu em flagrante I.D.S. em posse de um alicate e um canivete, retirando cabeamento de cobre de um prédio pertencente ao Centro de Eventos (apenas referência) que estava em construção.

Segundo a PM, o homem já havia retirado grande parte de cabeamento e danificado o eletroduto da fiação. Uma parte do cabeamento já encontrava- se dentro de duas mochilas prontas para serem levadas. A entrada no local foi realizada com o auxílio de um caibro onde foi colocado de forma para escalar o prédio.

Prisão no Sul e no Norte

Foto: Divulgação/ Crime em Balneário Piçarras

No último final de semana,130 metros de cabos foram levados na Estrada Geral da comunidade do Rio Caeté, em Urussanga, No Sangão, o furto aconteceu na SC-447, próximo a igreja da comunidade de Santa Apolônia. Cerca de 260 metros de cabos foram levados. Nas duas ocasiões, ninguém foi preso.

Em Balneário Piçarras, no Litoral Norte do Estado, dois homens foram presos após furtarem cabos de uma empresa de telecomunicações. Segundo os funcionários da empresa, foram registrados cinco furtos em uma semana. Nesta ocasião, os acusados furtaram 360 metros de cabos de telefonia.

Tecnologia

O crime em Balneário Piçarras foi descoberto pela própria empresa já que os fios são rastreados e, durante o corte, a central foi acionada. “O sistema de identificação estará funcionando nos próximos dias aqui na região. Conseguiremos rastrear o ponto exato do corte”, relata o integrante da equipe de segurança das empresas de telefonia no Sul do Estado.

Denúncias de furto de fios podem ser realizadas através do telefone 0800 282 5531.

Notícias Relacionadas

Ciclista morre após ser atropelado na SC-285, em Araranguá

Operação resulta em apreensão de drogas e três prisões, em Imbituba

Corpo de homem é encontrado parcialmente carbonizado, em Criciúma

Drogas, armas e munições são apreendidas durante operação policial em Laguna