Um crime tem chamado a atenção da Polícia Civil de Tubarão: o golpe do falso acidente.
De acordo com os delegados da Central de Plantão Policial – CPP, diversos Boletins de Ocorrência – BO relatando a ação dos criminosos foram registrados recentemente. Com isso, um alerta sobre a situação foi emitido, para evitar novos casos.
No crime, de acordo com um dos delegados da CPP, Felipe Samir, os golpistas telefonam para a casa das vítimas ou para o celular informando sobre o acidente de um parente. Na ligação, pedem dinheiro para o socorro da suposta vítima. “A divulgação deste crime poderá eventualmente auxiliar alguém. Se evitar que uma pessoa seja ludibriada, já é positivo”, analisa o delegado.
Entre as vítimas, conforme nota da CPP, os principais alvos têm sido idosos. Estes são enganados para transferir dinheiro aos supostos familiares que teriam sofrido o acidente. No entanto, tudo não passa de um golpe, e o dinheiro acaba indo para uma conta de um golpista que se passou por um parente.
Para certificar-se sobre o golpe, se é verdadeiro ou falso, a polícia orienta que a vítima tome algumas atitudes. A primeira é que a vítima, antes de tudo, entre em contato com o suposto familiar, para saber se realmente aconteceu algo. Em seguida, a orientação é que não faça qualquer tipo de depósito ou transferência bancária.
Além disso, a polícia orienta que se preste atenção na voz de quem está ligando, para saber se é realmente o parente. Depois, verificar o DDD da ligação e, por último, ligar para a polícia e se informar se houve acidente em alguma rodovia, como citado pelo golpista.
Com informações do Jornal Diário do Sul