A busca foi realizada nesta quarta-feira, dia 18, na casa do investigado, situada na comunidade de Palmeira Alta, em Urussanga.
Após investigações da Delegacia de Polícia Orleans – com apoio de policiais civis de Urussanga, da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Criciúma e do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Polícia Civil – foi dado, nesta quarta-feira, dia 18, o cumprimento a mandado e busca expedido pelo Poder Judiciário. A busca foi realizada na casa do investigado, situada na comunidade de Palmeira Alta, em Urussanga, na fronteira entre os dois municípios.
Em maio, um morador do bairro Alto Paraná encontrou uma porção de cocaína em sua caixa de correio. Ele acionou a Polícia Militar, que recolheu a droga e a encaminhou para a Polícia Civil investigar os fatos. O Setor de Investigação da Delegacia descobriu a existência de um “disque-cocaína”, realizado por um jovem de 18 anos, residente na divisa de Orleans e Urussanga. Nas buscas, foi localizada uma porção da droga, além de outras provas do comércio ilegal.
Como a droga estava no automóvel que era usado para as entregas, a Polícia Civil apreendeu o bem, avaliado em R$ 44 mil, que deverá ser leiloado e expropriado. Na ação policial, foram apreendidos também um simulacro de pistola e uma munição de calibre .45, além de R$ 2,8 mil provenientes da venda de drogas. O preso não tinha passagens. Ele foi encaminhado ao Presídio Regional Santa Augusta, em Criciúma. Houve pedido de decretação de sua prisão preventiva pelo delegado, para que permaneça preso enquanto responde ao procedido.
Conforme o delegado de Polícia da Comarca de Orleans, Fernando Guzzi, a pena para o crime de tráfico varia de 5 a 15 anos de reclusão. Como o delito era praticado também nas imediações de uma escola de educação básica, situada próximo à residência do indiciado, a pena será ainda aumentada de 1 ano até 3 anos, se condenado.