Investigações foram iniciadas após o furto de um pássaro da espécie trinca-ferro, de alto valor, em uma residência no bairro Vila Nova.
A Polícia Civil de Cocal do Sul foi acionada, no dia 19 de abril, para investigar um caso em que um indivíduo, tripulando um Ford Focus, na companhia de uma mulher, entrou em uma residência na Rua Princesa Isabel, bairro Vila Nova, furtando um pássaro da espécie trinca-ferro, de alto valor.
A vítima suspeitava ainda que os cães que estavam na casa foram sedados pelos criminosos. Após diligência, foi identificado o veículo o Ford Focus e também que se tratavam de três os suspeitos. O casal foi identificado e uma busca e apreensão foi cumprida na casa onde moravam. Ambos não estavam, mas o veículo foi identificado como estando na posse da mulher. No local de trabalho, ela disse que havia emprestado o carro, fato que acabou sendo identificado como mentiroso.
Novas informações indicaram que o suspeito teria escondido o pássaro em Balneário Rincão. Em nova busca, ele fugiu do local, mesmo estando em prisão domiciliar. Foram localizadas várias gaiolas na residência. Conforme informações do delegado Ulisses Gabriel, o indicativo é de que o grupo esteja fazendo furtos de pássaro de alto valor. Dessa forma, será representada pela prisão dos investigados.