Apesar da proximidade do 2° turno das eleições, interesse de internautas está focado em polêmicas e fake news envolvendo Bolsonaro e Lula
A poucos dias do segundo turno das eleições, a atenção dos brasileiros na internet parece estar quase que inteiramente voltada a polêmicas recentes envolvendo Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT), deixando as propostas e os planos de governo dos dois candidatos de lado na reta final.
Dados do Google Trends analisados pelo Metrópoles mostram que, durante a última semana, a atenção do público em assuntos ligados aos postulantes à Presidência da República girou em torno de diversos temas, como canibalismo, desarmamento, fake news, maçonaria e religião.
O que o brasileiro pesquisa sobre os candidatos?
Depois de apoiadores de Lula explorarem vídeos antigos do atual presidente em uma loja maçônica, no início da última semana, pesquisas associando Bolsonaro à organização explodiram no Google.
O titular do Palácio do Planalto ainda foi relacionado a outros assuntos, como confisco – após hipótese de Fernando Collor (PTB) ser ministro de um eventual segundo governo de Bolsonaro surgir nas redes sociais – e apoio do ex-goleiro Bruno à sua reeleição. Além disso, uma entrevista antiga de Bolsonaro ao New York Times fez com que quatro buscas, entre as cinco principais pesquisas com o nome do candidato, fossem ligadas à prática de canibalismo.
Durante todo esse período, Bolsonaro ficou à frente de Lula no interesse de pesquisa do Google. Contudo, a visibilidade não significou necessariamente ponto positivo para o presidente. Dados divulgados pela pesquisa Quaest bit by bit mostram que, dos cerca de 1 milhão de comentários sobre a participação do candidato em um evento maçônico, 31% eram negativos.
Já a busca por assuntos relacionados a Lula girou em torno de temas como desarmamento, religião e os apoios para o segundo turno do empresário Paulo Marinho – suplente do senador Flávio Bolsonaro (PL) – e de Marcelo Madureira, ator crítico do Partido dos Trabalhadores.
Via Metrópoles