Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, entre as cidades com chances de neve, estão Orleans, Lauro Müller e Treviso.
Há chance de nevar em 23 municípios de Santa Catarina até as 11 horas desta terça-feira, 29, segundo aviso meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na segunda-feira, 28, o estado registrou a primeira neve de 2021 em pelo menos 6 cidades.
Além da neve, a previsão aponta para temperaturas muito baixas. O amanhecer deve ter temperaturas negativas em parte da região Norte (-1ºC), no Oeste (- 4ºC), além da Serra (- 6ºC). Há também possibilidade de geada durante o dia em toda a região Oeste do estado.
O amanhecer também foi de temperaturas baixas no restante do estado, com previsão de 6°C na outra parte da região Norte, 3ºC no Litoral, 2ºC no Sul e 1°C no Vale do Itajaí. Durante o dia, o sol deve predominar na maior parte do estado.
De acordo com a central de meteorologia, a condição de umidade que possibilitou a queda de neve no estado, a frente fria, se deslocou e se afastou do estado no fim da segunda-feira.
Contudo, um ciclone que está sob o oceano do Rio Grande do Sul pode impactar no clima e criar novas condições para o aparecimento do fenômeno no estado na terça pela manhã. As chances desta vez são bem menores, segundo o meteorologista, Leandro Puchalski.
Municípios com chance de neve em SC:
Bom Jardim Da Serra
Campo Belo Do Sul
Capão Alto
Correia Pinto
Grão Pará
Jacinto Machado
Lages
Lauro Müller
Morro Grande
Nova Veneza
Orleans
Painel
Rio Rufino
Siderópolis
São Joaquim
São José Do Cerrito
Timbé Do Sul
Treviso
Turvo
Urubici
Urupema
Bocaina Do Sul
Além das 23 cidades com previsão de neve, sete cidades do Rio Grande do Sul também apresentam condições do fenômeno na terça, segundo Instituto Nacional de Meteorologia.
As temperaturas baixas, neve e chuva congelada registradas no Sul do país nesta segunda-feira, 28, podem voltar a ocorrer na região até a manhã de terça, 29. O frio intenso continua e com ele, há também previsão de geada. As temperaturas devem baixar mais e permanecerem assim até quinta-feira, 1º. Conforme especialistas, isso já era previsto para este inverno.
Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), o estado catarinense, o Paraná e o Rio Grande do Sul estão registrando frio intenso em razão da passagem de uma massa de ar frio de origem polar vinda da Argentina.
Com informações do site G1 SC