A exemplo de outras discussões, o Balneário Rincão saiu na frente de outros municípios da região mais uma vez: o prefeito, Décio Góes, sancionou na tarde desta quarta-feira o Plano Municipal de Educação (PME), que passa a ser executado nos próximos dez anos. Participaram do ato os vereadores João Picollo, Luiz Carlos Pinto, o Pico, Edmilson Braz, Lidiana dos Santos, além da secretária de Educação, Maria Canever e o professor de Educação Física Artur Gomes, que faz parte da equipe técnica que elaborou o PME.
O PME, composto de dezesseis metas e 134 estratégias, foi construído durante os últimos cinco meses, através de oito audiências públicas, realidades nas comunidades do município, e uma conferência municipal. Mais de 300 pessoas tiveram envolvimento direto nesta elaboração, incluindo a Administração Municipal, profissionais da educação, associações de moradores e entidades.
Das metas e estratégias detalhadas, a gestão democrática, eleição para os diretores das escolas e utilização de 30% da arrecadação na educação tiveram destaque, assim como a valorização salarial dos profissionais da educação. A estratégia chave do PME é que, em até dois anos, todas as escolas e Centros de Educação Infantil tenham uma sala de leitura.