Desde o início do ano, o Comando Geral da PMSC vem desenvolvendo operações nas grandes cidades de Santa Catarina com o objetivo principal de diminuir os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI). Como consequência, os números indicam uma significativa redução.
Em Tubarão, na noite dessa sexta-feira (6), cerca de 40 policiais militares participaram das Operações (Varredura, Fiscalização de Alvarás e Lei Seca), que resultaram na abordagem de 25 estabelecimentos vistoriados e 57 veículos abordados na Lei Seca. Foram realizados 16 testes de alcoolemia, com a apreensão de um adolescente por dirigir sem a CNH, cinco veículos removidos e duas CNHs recolhidas.
Já em Orleans, oito estabelecimentos form vistoriados. Dois deles estavam com o alvará vencido e fechados pelas guarnições. Além disso, 42 pessoas e 22 veículos foram abordados e um caso de Lei Seca foi registrado. Em Lauro Müller, cinco estabelecimentos foram fiscalizados e um deles foi fechado devido ao alvará vencido. Na cidade, 30 pessoas foram abordadas e um Termo Circunstanciado (TC) foi confeccionado por posse de entorpecentes.
As operações também foram realizadas nas cidades de Capivari de Baixo, Jaguaruna, Pedras Grandes, Sangão e Treze de Maio e Morro da Fumaça. Tais trabalhos irão perdurar por mais dias na região e em todo o estado.
Conforme a PM, o intuito é reduzir a criminalidade, em especial à letalidade violenta, vias de fato, furto, roubo, bem como fatos relacionados com a violência contra mulheres, que estão correlacionadas direta ou indiretamente a ingestão de bebidas alcoólicas e uso de drogas. As ações serão intensificadas por meio de barreiras itinerantes, voltadas à Lei Seca e fiscalização de estabelecimentos comerciais, tais como bares, festas e similares.