O réptil foi solto no lago da Praça Paulo Gazola, no bairro Arizona
Um morador de Lauro Müller entregou hoje (19) a Polícia Militar da cidade um jabuti encontrado por ele vagando nas margens de uma estrada. O animal não apresentava ferimentos.
O réptil foi entregue nesta manhã a Fundação Ambiental Municipal (FAM), que após constatar que o bicho estava saudável, o levou para o lago da Praça Paulo Gazola, no bairro Arizona, onde ele foi solto.
Sobre o Jabuti
O jabuti é a designação vulgar dos répteis do género Chelonoidis da ordem dos Quelônios, da família dos testudinídeos. O gênero mudou de Geochelone para Chelonoidis.
Habitat e distribuição
São encontradas duas espécies de jabuti nas matas brasileiras, que residem desde o nordeste (subespécie) até ao sudeste:
jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria) pode ser encontrado pelo Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil.
jabuti-tinga (Chelonoidis denticulata), menos comum, pois só existe na região amazônica (florestas densas).
Os jabutis ocorrem em áreas de cerrado, bordas de mata e florestas.
Caraterísticas
São animais que possuem casco convexo — carapaça bem arqueada — e pernas grossas. A carapaça é uma estrutura óssea formada pelas vértebras do tórax e pelas costelas. Funciona como uma caixa protetora na qual o animal se recolhe quando molestado. É revestido por escudos (placas) córneas. Os jabutis podem chegar aos 70 cm de comprimento aos 80 anos — aproximadamente o seu tempo de vida, mas também podem atingir os 100 anos.