Reuniões com a direção do colégio, rondas escolares, ciclos de palestras, controle das estatísticas e avaliação dos resultados, são algumas ferramentas que a PM colocará em prática nas escolas de Araranguá
Trinta e cinco representantes de escolas araranguaenses se reuniram na tarde desta terça-feira (3), na Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR, de Araranguá. O motivo foi o anúncio da Gestão de Segurança Pública nas escolas, por parte da Polícia Militar, para 2015.
O tenente Alberto Cichella repassou aos diretores presentes a forma como o programa pretende funcionar no combate à criminalidade nas escolas. “A gestão vai ser realizada com reuniões entre a direção do colégio e a PM, rondas escolares, ciclos de palestras, controle das estatísticas e avaliação dos resultados”, explicou.
Em pouco tempo, o programa já apresenta bons resultados. Segundo dados divulgados pela PM, em 2014 foram realizadas 2.511 rondas nas escolas participantes, contabilizando 837 horas de serviço prestado à comunidade escolar.
Para 2015, 35 escolas, entre elas: uma federal, 17 estaduais, 11 municipais, cinco privadas e uma ONG. Juntas, contabilizam 13.870 alunos que irão receber o apoio da PM.
Após o anúncio ser feito pelo tenete Cichella, a diretora da Escola Neuza Ostetto Cardoso, no bairro Polícia Rodoviária, pediu uma maior colaboração da PM no ambiente escolar. “Não sei porquê em 2014 nossa escola não foi contemplada com as rondas, mas peço que neste ano vocês possam nos ajudar, pois não tem sido fácil”, desabafou a diretora Maria José Vieira, conhecida como Zéza.
Cichella garantiu que a intenção da Polícia Militar é melhorar a segurança nas escolas e que todas as instituições representadas na reunião vão ser contempladas com os serviços planejados para 2015. “As rondas já começam amanhã. Podem ter certeza que nosso compromisso é melhorar cada vez mais a gestão da segurança pública”, pontuou.
Além do projeto de gestão pública nas escolas, o 19ª Batalhão de Polícia Militar também possui os seguintes projetos: gestão de segurança pública nos comércios, gestão da segurança pública nos estabelecimentos financeiros, gestão da segurança pública residencial, segurança no trânsito e fiscalização dos apenados.
[soliloquy id=”112044″]