Política

Plebiscito popular para reformar o sistema político brasileiro tem urnas na Unesc

Foto: Mayra Lima

Foto: Mayra Lima

A movimentação pelo voto do plebiscito popular já ganhou forma pelos corredores da Unesc. São 24 urnas localizadas nos CAs (Centros Acadêmicos) e no DCE (Diretório Central dos Estudantes).  A questão é simples, a população brasileira poderá votar se é a favor ou não de uma constituinte exclusiva e soberana para reformar o sistema político brasileiro.  A votação ocorre durante a semana da pátria, de 1º a 7 de setembro.

Dentre as 24 urnas, três são itinerantes, sendo levadas pelos corredores e salas de aula por meio de representantes do CAs e DCE. Para o presidente do Diretório, Vinícius Monteiro, a ideia é alcançar o maior número de alunos. “A Universidade tem 12 mil acadêmicos, se conseguirmos o voto de 5 mil desses já é um grande passo”, ressalta o estudante.

A estudante de Geografia da Unesc Raissa Zilli participou das manifestações de julho de 2013 que ocorreram em Araranguá, onde reside. Para a aluna, esse é o momento de levar para frente o que foi solicitado nos protestos. “Não podemos ser reféns desse ciclo vicioso de políticos, precisamos lutar pelos nossos ideais”, comenta.

Para participar do plebiscito basta procurar alguma urna localizada na Unesc e levar um documento com foto, sendo que toda comunidade também pode votar.

O que é um Plebiscito?

Plebiscito é uma consulta aos cidadãos, que escolhem entre “sim” ou “não”. De acordo com as leis brasileiras somente o Congresso Nacional pode convocar um Plebiscito. Já um Plebiscito Popular é uma ação puxada por movimentos sociais, permitindo que os brasileiros expressem a sua vontade política e pressionem os poderes públicos a seguir a vontade da maioria do povo.

O que é uma Constituinte?

Constituinte é a realização de uma assembleia de deputados eleitos pelo povo para modificar a economia e a política do País e definir as regras, instituições e o funcionamento das instituições de um Estado como o governo, o Congresso e o Judiciário, por exemplo. Suas decisões resultam em uma Constituição. A do Brasil é de 1988.

Encontre as urnas instaladas na Unesc

Biblioteca

Bloco R2 – Coordenação de Engenharia Civil

Bloco Administrativo

Bloco D – Coordenação de Arquitetura

Bloco I – Coordenação de Economia

Bloco N – CA de Ciências Contábeis

Bloco P – Pós-Graduação

Bloco R1 – Coordenação de Administração

Bloco S

Bloco S – CA Medicina

Bloco T – CA de Engenharia de Produção

Bloco T CA Educação Física

Bloco XXI – Coordenação Direito

Bloco XXI-A

Bloco XXI-B

Clínicas Integradas

DCE

Iparque

Colaboração: Mayra Lima/Assessoria de Imprensa da Unesc