Portal promete integrar todas as soluções que as Instituições de Ensino Superior (IES) do sistema Acafe têm a oferecer.
A Plataforma das Instituições Comunitárias de Santa Catarina (On) foi lançada nesta tarde de segunda-feira, 16, em Orleans. A cerimônia foi realizada no Centro de Vivências do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), anexo ao Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. O objetivo do encontro foi apresentar para a comunidade o portal que promete integrar todas as soluções que as Instituições de Ensino Superior (IES) do sistema Acafe têm a oferecer.
O diretor da plataforma e relações institucionais da Acafe, Adriano Rodrigues, comenta que a plataforma ON, vai reunir tudo o que as Instituições de Ensino Comunitárias, ligadas à Acafe, (incluindo Unesc e Unibave da nossa região sul de Santa Catarina). “Tudo o que as comunitárias têm a oferecer em termos de pesquisas, laboratórios, prestação de serviço, cursos de graduação e muito mais, vai estar no portal”, explica.
Segundo ele, a universidade é pensante e pode ser aglutinadora, agregando a indústria, o setor público e a comunidade, e por isso todo esse potencial está numa única plataforma. A ideia é que o empresário, o aluno, o gestor público, ou até o pesquisador, acesse a plataforma e deixe a sua demanda, onde uma equipe multidisciplinar vai atender esse pedido, encaminhando as pesquisas, ou a modelos já consolidados. “A ideia é melhorar a vida da indústria e da comunidade em geral”, afirmou Rodrigues.
“Vemos o futuro do sistema Acafe se desenhando neste momento”, destacou o reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza. “A solução é uma importante aposta da associação, como alternativa para os novos tempos. Juntas, as instituições do sistema Acafe articulam com todo o estado e podemos ser propulsores de um desenvolvimento ainda mais intenso”, completou.
Além de Santa Catarina
A plataforma já se mostra um projeto nacional, para o início de 2022, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) que reúne 15 Instituições, já está acertado para ingressar na plataforma. No futuro a ideia é que agregue todo o movimento das (IES) comunitárias brasileiras, que abrange 88 instituições no total. “Vai se tornar uma plataforma com maior competência, e é o que a gente quer. Quanto maior número de competência agregado na plataforma, mais rápido a entrega para os nossos demandados, disse Adriano Rodrigues.
Incubadores de empresas
Durante a cerimônia, o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Unibave, professor Dimas Ailton Rocha, falou sobre o papel da instituição enquanto comunitária, buscando a inovação. A incubadora “Inventa”, já conta com quatro empresas no sistema, onde os empreendedores encontram suporte na busca da modelagem para o desenvolvimento do seu negócio, atentando sobre a viabilidade técnica, mercadológica e financeira.
Colaboração: Comunicação Unibave