Alunos do ensino integral aprendem os benefícios da alimentação saudável
Desde cedo os pequenos da turminha do Integral da educação infantil sabem o quanto é importante plantar e colher. O cuidado com as plantinhas na horta vai resultar em verduras que serão usadas na alimentação escolar. E eles gostam de colocar a mão na terra e plantar no Colégio Satc.
Já rolou plantio de repolho, abóboras e, em breve, serão as vagens. Mas nesta segunda-feira (27), foi dia de colher cenouras. As amigas Maria Giovana, Eloisa e Malu adoraram a atividade. “Foi a gente que plantou”, comentaram orgulhosas.
Na ida anterior ao horto, os pequenos levaram as sementes e puderam conversar com elas. “Eles sabem que a sementinha cresce, mas tem que conversar, falar coisas bonitas e cobrir ela com a cobertinha, que é a terra”, contou a professora Taís Agda da Rosa.
Na hora da colheita, cada aluno teve a oportunidade de retirar da terra o alimento. Eles poderão levar para casa e também vão saborear no almoço. “A alimentação saudável faz parte das atividades que trabalhamos com eles. E sempre que há a oportunidade vamos para o horto, fazer o plantio e, principalmente, a colheita para o almoço. Eles adoram”, comenta Taís.
A turminha do Integral do ensino infantil fica o dia todo no Colégio Satc. No período da manhã, com a professora Taís e a auxiliar pedagógica Taiara dos Santos, eles participam de atividades especiais para estimular o conhecimento e novos saberes. As idas ao horto fazem parte das propostas pedagógicas do infantil.
Conforme a professora, plantar o alimento, colher e levar para que seja preparado desperta a curiosidade deles em experimentar. “Alguns provam e relatam que gostaram. Outros dizem que só vão provar. Assim um prato bem colorido já não assusta mais aqueles que antes eram resistentes aos novos sabores”, afirma Taís.