A diretora pedagógica da Rede Municipal de Ensino e coordenadora do Plano Municipal de Educação, Terezinha dos Santos Rosa realizou na Câmara de Vereadores uma explanação sobre a legalidade e importância do Plano Municipal de Ensino. Ele participou como convidada da sessão que ocorreu na tarde de sexta-feira, dia 17.
De acordo com o presidente do Legislativo araranguaense, Rony da Silva é importante que a Casa oportunize os esclarecimentos em relação a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME). “A presença dos professores e técnicos possibilita uma série de informações. É gratificante saber que os trabalhos estão sendo feitos com competência em nossa cidade”, elogiou.
Além de Terezinha, os demais integrantes da equipe que atua na elaboração do Pano Municipal de Educação – técnicos e professores – também participam da sessão. Entre estes, a secretária municipal de Educação, Rosângela Casagrande, a ex-gerente regional de Educação Rosa Nagel, a presidente do Conselho Municipal de Educação Catia Silene Laurentino e o secretário municipal de Finanças Valdelir Cesconetto, o Dé.
A instituição do PME e dos Planos Estaduais e Nacional está estabelecida pela Lei Federal 13005/2014. “Aos municípios, estados, Distrito Federal e País, cada um na sua esfera, cabe a competência em providenciar a instalação dos respectivos Planos de Educação. No âmbito municipal, este Plano de Educação contabilize dados, informações e estatísticas oferecem um diagnóstico sobre a situação educacional de Araranguá. Estes fatores esclarecem vários pontos e servem de base para futuros projetos e estratégias”, explicou a coordenadora Terezinha dos Santos Rosa.
Na Câmara de Vereadores, a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Saúde e Assistência Social tem como presidente, Kila Ghellere (PSB), vice-presidente, Adair Jordão (PT) e como membro, Arilton Costa (PP).
Colaboração: João Carlos Silva