Geral

Plano de Macrodrenagem será elaborado em Braço do Norte

Com a elaboração do Plano de Macrodrenagem será possível identificar as causas de alagamentos de três córregos do município: o Santa Augusta, o Rosalina (do Lado da União) e o Rio Bonito.

Foto: Suham Dellatorre

Mais uma etapa do Plano de Prevenção de Enchentes (PPE), desenvolvido pela Prefeitura de Braço do Norte desde o ano passado, foi realizado na tarde desta quinta-feira, 26.

A empresa Líder Engenharia, de São Paulo, licitada para desenvolver o Plano de Macrodrenagem de Braço do Norte apresentou seu plano de trabalho ao prefeito, Beto Kuerten Marcelino, e ao presidente da Fundação do Meio Ambiente (Funbama), Raul Coan.

Segundo o prefeito, o Plano de Macrodrenagem é mais uma iniciativa da administração municipal para aplacar as enchentes que causam prejuízos e transtornos à população. “A Secretaria de Infraestrutura está executando a desobstrução das bocas de lobo, também estamos fazendo a retirada de entulhos dos córregos. Uma empresa terceirizada foi contratada para fazer a limpeza diária das ruas e, em breve, implantaremos a coleta seletiva. Este conjunto de medidas é o nosso Plano de Prevenção de Enchentes, que também visa deixar nossa cidade mais limpa e organizada”, comentou.

Foto: Suham Dellatorre

Com a elaboração do Plano de Macrodrenagem, que deve ser concluído em quatro meses, será possível identificar as causas de alagamentos de três córregos do município: o Santa Augusta, o Rosalina (do Lado da União) e o Rio Bonito. “E também nos apontará as medidas que deverão ser aplicadas em investimentos com o objetivo de sanar as inundações no município”, explicou Beto.

Conforme o presidente da Funbama, após a caracterização será possível desenvolver um plano de ações que poderão ser estruturais (através de obras) ou não estruturais (através de leis), a curto, médio e longo prazo. “A intenção é reduzir progressivamente a frequência, a intensidade e a gravidade das ocorrências de enchentes”, finalizou Raul.

Colaboração: Suham Dellatorre – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Braço do Norte

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Clínicas e laboratórios particulares de Braço do Norte terão que informar a Prefeitura sobre exames para Covid-19 realizados

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município.

Idoso capota carro sobre a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Motorista de aproximadamente 80 anos estava sozinho quando perdeu o controle do veículo com placas de Braço do Norte.

Interessados em oferecer serviços de transportes com plataformas digitais têm 30 dias para se regularizar em Braço do Norte

Após 30 dias, aqueles que estiverem exercendo o transporte remunerado de passageiros e não estiverem regularizados estarão sujeitos às medidas estabelecidas na Lei Complementar 487/2019.