Evento compartilhado com empresas parceiras da instituição, foi conduzido pelo professor Fernandes, da Fundação Dom Cabral
As estratégias fazem parte do desenvolvimento e crescimento de empresas, startups e empreendimentos. No entanto, o que garante que os resultados foram alcançados são as execuções concluídas. Para entender como colocar em prática um Planejamento Estratégico eficiente e possível de aplicar, uma Talk foi realizada pela Satc Negócios na última quinta-feira (16). O evento conduzido pelo professor Fernandes, da Fundação Dom Cabral, reuniu startups do Colearning e representantes de empresas do Cobusiness e Colink, que tiveram valiosos insights sobre como executar e alcançar práticas estratégicas em seus negócios.
A talk abordou o grande desafio das organizações que é a execução da estratégia. E, segundo o ministrante, as organizações têm estratégias bem formuladas, bem estudadas, mas têm dificuldade depois de coloca-las em prática.
“O primeiro ponto a ser trabalhado nesse contexto é cuidar realmente para que a estratégia seja bem formulada. Então garantir isso através de um processo de conhecimento do mercado, conhecimento do negócio, de toda a arena competitiva da empresa. Depois é cuidar dos grandes recursos que a instituição tem, que são pessoas, processos e operações”, ressalta.
Com o propósito de entregar soluções para empresas por meio dos programas de inovação e serviços de laboratório, a Satc Negócios aproxima gestores das instituições parceiras à grandes profissionais de áreas indispensáveis.
“Essa troca de conhecimento permite que as empresas se mantenham atualizadas e aprendam com as experiências de outros profissionais. O professor Fernandes é nosso consultor e nada mais relevante do que trazer ele para falar sobre as últimas tendências do mercado e como o Planejamento Estratégico faz a diferença nos resultados das empresas”, destaca o reitor da Satc, Carlos Antônio Ferreira.
Estratégias valiosas
As mudanças no ambiente empresarial são voláteis e para que possam adaptar suas estratégias de acordo com o mercado, os empreendedores receberam dicas valiosos na Talk.
Segundo Fernandes, as estratégias também envolvem os processos de comunicação. “Os métodos envolvem pessoas, cuidar dos processos, da produtividade, da boa execução dos processos, de uma eficiência nas operações. Então, é importante cuidar também dos clientes, sem cliente não existe organização. Com isso, se deve construir uma proposta de valor, única, diferenciada no mínimo, onde você possa fazer cocriação, possa ter soluções que os outros concorrentes não tenham”, finaliza.