A revitalização da SC-390 entre Orleans e a Serra do Rio do Rastro, além da demora para conclusão da pavimentação de quatro quilômetros da SC-446, no trecho que liga Treviso a Lauro Müller, foram pauta de reunião na noite desta segunda-feira (1), na Câmara de Vereadores de Lauro Müller.
Os vereadores receberam na Tribuna, durante a Sessão Ordinária semanal, o superintendente regional Sul do Departamento Estadual de Infraestrutura – Deinfra, Lourival Pizzolo, que explanou sobre as duas obras e respondeu aos questionamentos dos parlamentares. O convite partiu do vereador Antonio Nunes (PSDB).
No encontro, Pizzolo esclareceu que atualmente existem seis lotes de obras do governo estadual que estão em andamento na região ou para começar. Que a revitalização da SC-390 é o quinto lote desta fila e que já existe projeto para restauração do trecho entre Orleans e Lauro Müller e de Lauro Müller até o pé da Serra do Rio do Rastro, num total de 18 km. Também informou que já existe orçamento para a obra, que está estimada em R$ 11,1 milhões, dinheiro este, vindo de financiamento junto ao Banco Brasil. “Vocês tem toda razão em reclamar, pois esta estrada está detonada. A operação tapa-buracos é algo paliativo, mas esta rodovia já não aceita mais este tipo de trabalho”, falou, enfatizando que o prefeito Fabrício Kusmin Alves tem cobrado insistentemente a recuperação desta rodovia.
No tocante a alguns pedidos dos vereadores para a SC-390, por meio de requerimentos enviados ao Deinfra, para pintura de faixas de pedestres, instalação de lombadas físicas, construção de trevo alemão e melhoria da sinalização vertical e horizontal, Pizzolo disse que irá estudar com carinho todos os casos e ver o que é possível atender.
Sobre o término da pavimentação asfáltica entre Lauro Müller e Treviso, o representante do Deinfra, informou que em razão de uma determinação da justiça, o governo tem 180 dias para concluir aquela obra. “Estamos empenhados e a empresa responsável por aquela obra já nos garantiu que se não ocorrer nenhum problema com o pagamento, ela irá terminar os trabalhos dentro deste prazo”, explicou.
Indicações
Nº 80/2015 do Vereador Everaldo Ferreira da Silva, reformar o calçamento com lajotas da Rua Osório na Localidade Rio Bonito Distrito de Barro Branco.
Nº 81/2015 do Vereador Everaldo Ferreira da Silva, Abrir uma boca de lobo defronte ao Clube 14 de Março, bem como desobstruir as bocas de lobo na Rua José Tomaz Cardoso, desde a residência do senhor Glédson de Oliveira até a Madeireira Caciatori, na localidade de Rio Bonito, Distrito de Barro Branco.
Nº 82/2015 do Vereador Helder Velho, patrolar, encascalhar e revestir com areão a estrada que dá acesso a residência do senhor Ademir Goulart na localidade de Itanema. Justificativa: Este acesso apresenta precárias condições de trafegabilidade.
Nº 83/2015 do Vereador Helder Velho, substituir as lâmpadas de mercúrio por lâmpadas a "vapor de sódio", na Rua Raul Dalsasso no Distrito de Barro Branco.
Requerimentos
Nº 15/2015 do Vereador Everaldo Ferreira da Silva, envio de ofício a superintendência da Empresa de Telefonia Oi em Santa Catarina, para que amplie a oferta de ligações a rede de Internet (ADSL) no Distrito de Barro Branco.
Nº 16/2015 do Vereador Antonio Nunes, envio de ofício à Deputada Federal Geovana de Sá, solicitando que intermedie junto ao Governo Federal a liberação de um "Kit Conselho Tutelar", composto de um automóvel, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro, para o município de Lauro Müller.
Nº 17/2015 do Vereador Ronaldo da Silva, envio de ofício ao senhor Alan Jung Crocetta, Presidente da Comissão Municipal de Trânsito, para que compareça a uma reunião com os Vereadores nesta Casa, dia 15 de junho de 2015, às 17 horas para tratar de assuntos referentes ao trânsito de nossa cidade.
Pedido de Informações
Nº 10/2015 do Vereador Ronaldo da Silva, Como andam as tratativas para contratação de um médico para atender no Posto de Saúde do Bairro Arizona, e se há previsão de quando será restabelecido este serviço aquela população?
Ordem do Dia
Votação Única do Projeto de Lei Ordinária nº 20/2015 de autoria de Ronaldo da Silva, que "INSTITUI A SEMANA MUNICIPAL DE INCENTIVO E ORIENTAÇÃO AO ESTUDO E À LEITURA, A SER REALIZADA ANUALMENTE, NA SEGUNDA SEMANA DO MÊS DE ABRIL E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS".
Votação Única do Projeto de Lei Ordinária nº 21/2015 de autoria de Executivo, que "AUTORIZA O MUNICÍPIO DE LAURO MÜLLER A FILIAR-SE E CONTRIBUIR FINANCEIRAMENTE COM A FEDERAÇÃO CATARINENSE DE MUNICÍPIOS – FECAM".
Votação Única do Projeto de Lei Ordinária nº 24/2015 de autoria de Executivo, que "ABRE CRÉDITO ESPECIAL AO ORÇAMENTO VIGENTE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".
Votação Única do Projeto de Lei Ordinária nº 26/2015 de autoria de Executivo, que "ABRE CRÉDITO ESPECIAL AO ORÇAMENTO VIGENTE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".
Confira no áudio abaixo a sessão na íntegra.
[soliloquy id=”128340″]